A entusiasta radialista Rejane Barros foi uma das homenageadas da 20ª edição do Prêmio Odete Pacheco, que reconhece e celebra a excelência na comunicação alagoana. A premiação aconteceu na última quinta-feira (6), na Casa da Indústria, no bairro Farol, em Maceió.
Rejane Barros representou a Comunicação Comunitária Brasileira e foi a primeira pessoa a receber o troféu na categoria Comunitária, que premia a excelência no trabalho da comunicação comunitária alagoana.
Reconhecida nacionalmente como uma liderança feminina na Comunicação Comunitária do país, Rejane também representou a Abraço Brasil (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias). A alagoana, natural de Cacimbinhas, fixou residência em Arapiraca e é bastante conhecida no meio da comunicação por seu trabalho e dedicação como coordenadora da Associação a Voz do Povo, a Voz de Deus, mantedora da emissora rádio comunitária 105,9, A Voz do Povo, localizada na ‘Terra do Fumo.

“Ganhar o Prêmio Odete Pacheco de Comunicação, representando a Comunicação Comunitária Brasileira, é uma alegria e esperança que me renova a cada dia para dar voz e vez a todos através da rádio Comunitária, como ferramenta de transformação social e Cultural. Somos mais de cinco mil rádios comunitárias pelo Brasil e cada uma tem uma história de luta e superação. Sinto-me orgulhosa em representar a Rádio Comunitária 105,9fm de Arapiraca, que está há 22 anos no ar, tendo como pauta, principalmente, a voz do povo e cultura no rádio. Estou imensamente grata por representar a Associação Brasileira das Rádios Comunitárias. Esse prêmio me motiva a seguir lutando, resistindo e transmitindo sempre. Parabéns, aos idealizadores do prêmio, por olhar a Comunicação Comunitária alagoana e brasileira. Foi emocionante estar ao lado de grandes nomes do jornalismo e radialismo alagoano e brasileiro”, ressaltou Rejane Barros.
Natural de Cacimbinhas, no interior alagoano, Rejane se mudou para Arapiraca aos 13 anos, quando morou no orfanato Casa da Menina, onde ficou por 10 anos e começou sua paixão pelo rádio. Ela iniciou participação na rádio Comunitária 105,9fm de Arapiraca apenas para rezar o terço, junto as freiras. Em 2009, Rejane concluiu o curso de radialismo na cidade de Penedo, no Baixo São Francisco do estado.
Além de radialista, Rejane Barros tem diversas formações e ocupações, todas relacionadas a cultura e comunicação. É atriz, formada em Serviço Social, coordenadora da Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz Deus, diretora de Cultura e Conteúdo da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) e da Abraço Alagoas, assessora técnica da Secretaria de Cultura, fundadora do grupo de ações voluntárias Anjos do Riso, membro efetivo da Academia Arapiraquense de Letras e Artes. (ACALA), Membro do Coletivo Mulheres Alagoanas no Agreste, Colunista Cultural do Jornal de Arapiraca e produtora e apresentadora do Programa no Rádio e nas Redes, que que nasceu durante a pandemia da Covid-19.
Veja vídeo:
Sobre o prêmio
O prêmio Odete Pacheco é uma iniciativa que reconhece e celebra a excelência na comunicação alagoana. Consolidado como um dos eventos mais importantes do setor em Alagoas, destaca profissionais que contribuem significativamente para a comunicação e cultura local.
Odete Pacheco, natural de Passo de Camaragibe, foi a pioneira do rádio alagoano, segundo o site Histórias de Alagoas, do jornalista Edberto Ticianeli. Um dos primeiros trabalhos dela foi na Rádio Difusora de Alagoas. Não demorou e seu trabalho passou a ser reconhecido pelo grande público e atingiu outros estados. A radialista quebrou tabus, destruiu barreiras, abriu caminhos para que outras mulheres se animassem a trabalhar em rádio. Odete criou estilo e escola no rádio em Maceió
Em sua 20ª edição, o prêmio contemplou os profissionais que se destacaram em diversas categorias enaltecendo a contribuição valiosa para o cenário midiático e cultural de Alagoas. Ao todo, 25 profissionais de uma indicação inicial de mais de 100 nomes em diversos segmentos da comunicação, evidenciando a riqueza e a diversidade de talentos em Alagoas.
Entre os homenageados, um convidado especial de renome nacional, o repórter Francisco José, com mais de 40 anos de experiência na Globo Nordeste. Já entre os alagoanos agraciados, destaque para a radialista Rejane Barros, por seu trabalho, empenho, dedicação e sucesso na comunicação comunitária em Alagoas.