A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete para o Enfrentamento da Crise, determinou o retorno das atividades normais nas escolas e em todas as demais secretarias municipais. Segundo a gestão municipal, continua o estado de alerta e será montada uma base de acolhimento e proteção dos moradores no campo do Bom Parto, em decorrência da possibilidade de colapso da mina 18.

Nesta segunda-feira (04), as seis escolas que estavam estruturadas para receber as famílias dos bairros mais próximos da mina da Braskem passam por reorganização para a retomada das aulas na terça.

Os colchões, kits de higiene e outros itens de necessidade básica que estão nas salas permanecem no local de forma preventiva. As 15 pessoas recebidas na Escola Pompeu Sarmento serão encaminhadas para a Casa de Passagem Familiar. E dos 50 ônibus escolares que estavam em regime de sobreaviso para o atendimento da população, 48 retomam as atividades de transporte dos estudantes.

Maceió manterá duas ambulâncias para situação emergencial relacionada ao afundamento, e irá devolver cinco veículos disponibilizados pelos Municípios de Maragogi, Pilar e Campo Alegre.

Também ficam no regime de plantão duas equipes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), duas da Guarda Municipal, dois carros-pipas para o caso de desabastecimento de água nos bairros e duas caçambas.

“Maceió volta parcialmente à normalidade porque os indicadores técnicos mostram que é possível fazer esse trabalho, mas vamos manter as equipes em estado de atenção. A desocupação das áreas de risco está mantida e o decreto de emergência também está mantido pelo período de 180 dias”, destacou o coordenador do Gabinete, Claydson Mourinha.

 

Base de acolhimento

Os moradores da região próxima à mina 18 terão à disposição a partir desta semana uma base de acolhimento e proteção no espaço conhecido como campo do Bom Parto. A estrutura irá funcionar enquanto estiver em vigor o decreto de emergência publicado pelo prefeito JHC e validado pelo governo federal.

O atendimento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, com ações de assistência social, saúde, assistência psicológica, biblioteca móvel, saúde animal, atendimento à mulher e orientações da Defesa Civil.

A Autarquia de Limpeza Urbana também irá manter equipes na região durante o horário de funcionamento da base, bem como haverá segurança e orientação de trânsito pelo DMTT e Guarda Municipal.

O atendimento também irá contar com a atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Maceió.

*Com Assessoria