Com o iminente colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, o assunto tem gerado muita repercussão. Em entrevista a GloboNews, um geólogo explica possibilidade de desabamento de bairros em Maceió e fala em possível maior desastre ambiental brasileiro em razão da mineração. 

“Hoje mais de 4 mil pessoas estão experimentando o que vai ser o maior desastre ambiental relacionado à mineração, mesmo maior que Brumadinho e Mariana. Vai ser o maior desastre ambiental brasileiro no quesito de impacto da mineração, é muito infeliz!”, alerta o geólogo. 

Maceió está em alerta máximo após a iminência de colapso do bairro do Mutange. A previsão era que o solo se abrisse no começo da manhã desta sexta-feira (1), o que não ocorreu, mas isso é questão de tempo, segundo técnicos. Moradores tiveram de deixar suas casas por decisão judicial e até um hospital foi evacuado.

O especialista destaca ainda a importância dos estudos estruturais e geológicos antes da implementação dessas minas. “O serviço geológico brasileiro já comprovou que essas falhas foram reativadas pela exploração mineral, é que estamos tendo esse grande problema geotécnico”. 

Imediatamente, não há nenhuma medida que possa ser tomada, a não ser prevenção e remoção da comunidade local”, diz geólogo, sobre risco de colapso em mina da Braskem no Mutange, um dos bairros de Maceió desocupados por causa do afundamento do solo.