Por: Bruna Bozano.
O ano está chegando ao fim e é nesta época em que as pessoas mais refletem sobre os 12 meses passados, pensando sobre o que querem fazer após os fogos do Réveillon e prometendo a si mesmas a realização de algumas mudanças.
Para muita gente, a meta é dar adeus ao patrão e se tornar dona do próprio negócio.
Começar não é tão difícil, dependendo do ramo em que se deseja atuar, mas independentemente do segmento, há algumas coisas que precisam ser providenciadas.
Abrir um CNPJ, registrar a empresa junto aos órgãos competentes, contratar um contador, investir nos sistemas e tecnologias necessárias para o andamento do negócio (de maquininhas de cartão a Serasa certificado digital), obter o laudo de vistoria dos bombeiros e cumprir com outras obrigatoriedades podem representar alguns custos iniciais e é aconselhável não deixar essas questões para depois.
Tendo isso em vista, é hora de começar a pensar no segmento em que se deseja atuar.
Há diversas formas de começar de forma autônoma, fazendo doces e salgados para vendas, construindo sites para empresas, atendendo como manicure ou cabeleireira, prestando serviços como marido de aluguel, trabalhando como Uber, entregando gás de cozinha, fazendo faxinas ou cuidando de crianças, mas para quem pensa em, realmente, abrir uma empresa escalável, que possa alcançar um faturamento considerável, há outras possibilidades bastante interessantes.
Abaixo, 3 dicas de negócios para começar em 2024:
Brechós
Abrir um brechó custa consideravelmente menos do que abrir uma loja de roupas novas. Isso porque é possível comprar roupas seminovas por preços muito mais baixos do que os praticados pelos fabricantes e importadores convencionais.
Com a tendência da moda circular cada vez mais forte e com a conscientização ambiental e social se expandindo, fica claro que brechós estão sendo, e serão, ótimos negócios para quem quer empreender. Porém, cuidado!
Ainda há o estereótipo de que brechós são lugares escuros com roupas empoeiradas.
Se for começar um negócio como esse, pense na melhor localização, iluminação e exposição de produtos. Faça o melhor brechó de luxo que puder.
Mesmo que haja roupas que não sejam de grandes marcas, um ambiente elegante faz com que as pessoas estejam dispostas a investir um pouco mais, pois veem valor naquilo que estão comprando.
Food trucks

Os food trucks vêm em todos os formatos e tamanhos, servindo uma grande variedade de lanches e culinárias.
É possível levar seu estilo de comida favorito para a estrada e vender suas paixões culinárias diretamente para clientes famintos. Claro, você estará trabalhando, mas estará em um espaço pelo qual é apaixonado, com a chance de se conectar com pessoas que têm interesses semelhantes.
Abrir um food truck é uma ótima ideia de pequeno negócio para empreendedores que gostam de culinária. As despesas gerais e a manutenção de um caminhão são significativamente menores do que as de um restaurante, e há o benefício adicional da mobilidade.
Produção de pão
A procura por pão nunca pode acabar, pois é um produto pronto para consumo e rico em fibras e carboidratos.
A indústria de produção de pão oferece diversas oportunidades diversificadas. Pão fresco e de qualidade nunca deixa de ser procurado, tanto nas zonas rurais como nas urbanas. O processo de produção também não é muito complexo e pode ser feito com o auxílio de poucas máquinas.
É possível começar sozinho e ir escalando conforme forem chegando novos clientes. Mas, se for possível dar início já contando com a ajuda de um profissional de marketing digital, a expansão, com certeza, acontecerá de forma muito mais rápida.