Nas eleições de 2024, os Calheiros, correm o risco de perder no seu torrão.

22/11/2023 12:14 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

   Localizada na zona da mata alagoana, a cidade de Murici, é o berço político da família Calheiros. Há quase trinta anos, eles dominam de forma absoluta a política local, uma verdadeira capitania hereditária.

  Vale destacar que a hegemonia política dos Calheiros em Murici começou em 1996, quando Remi Calheiros foi eleito prefeito e reeleito em 2000; em seguida Renan Filho foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008, renunciando ao cargo em 2010, para disputar uma vaga para deputado federal. Remi, que era o vice-prefeito, concluiu o mandato e, mais uma vez, foi eleito prefeito em 2012. Seguindo a saga, em 2016, Olavo Neto é eleito prefeito e reeleito em 2020, mantendo até os dias atuais a longevidade dos Calheiros no domínio político da cidade.

  É bom lembrar que, enquanto na eleição de 2016 a diferença percentual da vitória de Olavo Neto para o seu opositor foi de 24,37%, na sua reeleição em 2020, foi apenas de 4,16%, demonstrando o  desgaste dos calheiros e certamente a dificuldade que terão para emplacar um novo membro da família na prefeitura na próxima eleição.

  Dessa maneira, se os pré-candidatos de oposição à prefeitura de Murici tiverem a inteligência de se unirem e vierem a escolher ,entre eles, o que estiver melhor situado nas pesquisas eleitorais para ser o candidato do grupo, provavelmente os Calheiros correm o risco de, nas eleições de 2024, perderem a disputa eleitoral no seu torrão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..