A busca por um estilo de vida cada vez mais saudável e uma forma física invejável vem popularizando a calistenia nos últimos anos. Este método de praticar exercícios, que utiliza o peso do próprio corpo como principal resistência, tem sido a escolha de muitas pessoas devido aos benefícios impressionantes para a força, flexibilidade, além do condicionamento físico.
Mas o que é a Calistenia e qual a diferença para os exercícios feitos em uma academia? O Cada Minuto conversou com o profissional de Educação Física e Personal Trainer, Thales Almeida, que explicou com detalhes os principais pontos e benefícios dessa prática. Thales conta que, diferente dos exercícios feitos em academias, com a calistenia, “objetivo principal de promover a resistência muscular, mas de forma natural”, já que não se usa quaisquer tipos de aparelhos ou maquinários como na musculação.

“A única sobrecarga é o peso do próprio corpo. Diferente da musculação, o treinamento das academias convencionais, que pode ser trabalhado em diversos objetivos, desde o emagrecimento ao hipertrofia, ganho de massa muscular, onde o ganho de massa muscular, a hipertrofia do desenvolvimento da massa muscular na academia convencional é o carro-chefe”, afirma Thales.
“Já na calistenia, visa mais a definição muscular. Desde o gasto calórico, o emagrecimento, mas ganho de força e resistência, geralmente você consegue observar de forma mais clara as definições musculares”, completou o profissional, que deu mais detalhes sobre essa prática. Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Quais os tipos de calistenia existentes e quais as mais indicadas independente da faixa etária?
– A calisthenia, por se tornar um exercício livre e com o trabalho do próprio corpo, sobrecarga do próprio peso corporal, ela tem como base os exercícios como agachamento, flexões, puxadas, as pranchas abdominais e os abdominais em si, propriamente dito.
E, independente da faixa etária, a gente pode trabalhar tranquilamente, a questão dos agachamentos, as pranchas, as abdominais, as flexões e puxadas já passam a ser um pouco mais complexas, mais evoluídas, mais avançadas, mas ainda assim, se feita de forma natural e respeitando os limites, não há contraindicação.
Muitos resolvem aderir a esse método em casa, por conta própria. Quais os riscos nestes casos?
– Os riscos de aderirem o método em casa por conta própria é caso o indivíduo não esteja tão avançado e não tenha tanto conhecimento, nem técnica necessária para desenvolver os movimentos dos exercícios e venha a se lesionar. É a única preocupação, o único risco que pode ocorrer.
Devo sempre estar acompanhado de um profissional de educação física, ou a partir de um certo ponto já posso fazer os exercícios sozinho?
– A partir do certo ponto, dependendo da técnica, da segurança já em executar cada movimento não é necessário a presença de um profissional de educação física. Se já desenvolveu bem, se já tem a memória muscular, se já tem a consciência corporal, pode sim continuar os treinos dos movimentos sem a presença de um profissional de educação física.
Quais os principais benefícios e riscos da calistenia? A partir de que idade já posso começar a praticar?
– Os riscos estão muito relacionados a lesões como fraturas, justamente por trabalhar muitos músculos ao mesmo tempo, vai precisar ter um grande controle corporal e pode causar algumas fraturas. Já os benefícios são diversos, desde a queima de caloria, principalmente o aumento da força física, vai haver o aumento da massa muscular, melhora a resistência, você vai ter uma melhora na flexibilidade também, no equilíbrio.
Existe um tempo médio para a prática durante os exercícios?
– Sobre existir um tempo médio para um treino de calistenia, para a prática durante os exercícios, uma sessão de treino, um treino dependendo da elaboração, pode variar entre 40 minutos, uma hora, uma hora e meia no máximo.
É preciso praticar todos os dias ou existe um intervalo durante a prática?
– Assim como na musculação, dependendo do objetivo da proposta, mas geralmente pode ser feita as sessões de treino entre três a cinco vezes na semana e o intervalo entre as sessões entre sessões de treino de 24 a 48 horas.
A partir de quanto tempo de calistenia já podemos observar os resultados no corpo?
– Bom, uma pergunta que depende de vários fatores é bem relativa. Mas levando em consideração que você está sendo muito regrado na alimentação, no descanso, na hidratação, como tem que ser, e ir treinando de forma adequada, respeitando os limites, o tempo de intervalo, de descanso, entre dois a três meses, já é possível ver grandes diferenças no corpo, sem dúvidas.
Gestantes tamém podem praticar?
– Todo público pode praticar a calistenia, se feita de forma correta, segura, respeitando os limites e as necessidades trabalhadas, lógico, inclusive gestante. Pode praticar se tiver um acompanhamento, se há necessidade, se aquilo vai contribuir para a melhora de alguma forma, ela é válida assim. Lógico que com gestantes é notável que haverá mais cuidados específicos, mas todas as idades podem realizar a calistenia, assim, desde criança, logo no início, até idades mais avançadas, inclusive gestantes.
*estagiário com supervisão da editoria