Pelo menos 3,9 milhões de candidatos, 82.762 só em Alagoas, farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano. O primeiro dia do Exame acontece neste domingo (5), quando serão aplicadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e a tão importante e temida Redação.
O texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política, vale, sozinho, mil pontos e pode alavancar a nota do candidato. A prova é uma das maiores preocupações dos estudantes, que temem desconhecer o tema ou não saber dissertar sobre ele.
Em entrevista ao CadaMInuto, o professor de português e redação, especialista em preparar alunos para o Enem, como para vestibulares e concursos, Aleksei Rodrigo, destacou que um dos pontos mais importante é o estudante saber quais são os critérios de correção e avaliação da banca e ter conhecimento dos cinco critérios de correção.

O professor afirma que não há motivo para preocupação com o tema, pois a ideia do Enem é colocar um tema sobre o qual os candidatos saibam dissertar. Ele falou sobre contextualização, tempo dedicado à prova e deu dicas para que o estudante consiga fazer uma boa redação; confira:
Quais os possíveis temas para a redação do Enem 2023? E qual a sua aposta?
Em relação a temas do Enem, normalmente a gente está quebrando um pouquinho essa cultura de querer saber qual o tema. Então, o que é que nós sempre falamos? Que o tema sempre vai ser algo que o aluno saiba falar. Nunca vai ser um tema surpresa do tipo que não se saiba falar sobre ele. Porque a ideia do Exame não é pegar o aluno de surpresa e colocar um tema que ninguém saiba nada sobre ele. A ideia do Enem é colocar um tema abrangente e saber como você fala, como você escreve sobre esse tema. Porque a ideia é que todos consigam fazer a redação.
Há alguma dica para o estudante desenvolver o texto acaso não tenha muito conhecimento sobre o tema ou não saiba falar sobre? O que o candidato deve/ pode fazer em casos assim para não zerar a prova?
Caso o estudante não tenha muito conhecimento sobre o tema, essa é a parte mais complicada. Porque se você não tiver conhecimento sobre o tema, você vai ficar muito limitado a escrever. Mas normalmente não, sempre o Enem traz três textos de apoio. Esses textos de apoio são justamente para dar uma clareada nas suas ideias. Então, ler o texto de apoio, é sempre uma boa dica, e uma outra forma também de ajudar em relação a ter conhecimento, a ajudar um pouquinho no conhecimento, é você não fazer redação de imediato, vê o tema da redação e aí você vai responder às questões de linguagens e às questões de humanas. Porque normalmente tem textos que tratam sobre o tema, e aí vem aquela ideiazinha do que você vai citar, ver o que tem a ver com o tema. Então, você vai organizando direitinho em tópicos, e isso é uma boa ideia para começar o seu texto.
A redação precisa ser coerente. Então, o principal é isso, ser coerente com o tema, ser fiel ao tema, isso é a principal tarefa para a qual o aluno deve se atentar. Claro que o texto deve estar ali estruturado e o estudante deve estar ali ligado nas competências do Enem. Nós temos cinco competências e a redação tem umas regras que a gente precisa seguir. Que o aluno, claro que nesse momento, com a já para domingo, temos dois dias, ele já fez uma série de redações, ele testou e os professores fizeram a correção e entregaram a correção de acordo com a nota do Enem, com as correções do Enem. Então, o aluno tem que ser fiel a tentar fechar as estruturas, fechar as competências, cada competência vale dois pontos, que dá essa nota aí no máximo de mil pontos e ele precisa estar atento a isso. Para zerar uma redação do Enem hoje é um fato bem complicado, porque você tem que fazer menos de oito linhas ou você simplesmente falar de outro assunto.
O estudante deve sempre fazer contextualização do tema? Associar a algum fato histórico, artístico ou citação de especialista?
Contextualizar com fatos históricos ou argumento de autoridade, não é obrigatório. Mas a maioria dos alunos está colocando um argumento de autoridade, que a gente chama de argumento sociocultural, e isso é interessante. Eu acredito que a partir do ano que vem vai ter essa obrigatoriedade, por enquanto ainda não tem, mas as pessoas estão colocando. O que é que a gente tem que se ligar? O estudante pode colocar muitos argumentos, coloca um argumento num parágrafo e, com base nele, vai colocar os próprios argumentos. Porque a redação precisa que se tenha ali o ponto de vista do autor, que é o aluno, e não simplesmente o copiou/colou de outras pessoas. Então, coloca um argumento curto e faz seu próprio texto com base naquilo. Aí é interessante, é uma boa ideia!
Qual a estrutura ideal para uma redação perfeita?
A estrutura ideal para a redação vai ser aquela estrutura de acordo com as competências. A redação tem que ter um parágrafo de introdução, nós trabalhamos normalmente com dois parágrafos de desenvolvimento, tanto que nós os batizamos de D1 e D2, e a conclusão. O que vai ser colocado aí no recheio dessa redação, vai variar de pessoa para pessoa. Nós costumamos dizer que não tem uma estrutura perfeita, tem uma estrutura necessária, que é a introdução com parágrafo, conclusão com parágrafo e o desenvolvimento, que a gente trabalha dois parágrafos, porque um é muito curtinho e três pode ficar um pouco longo, pois nós temos no máximo 30 linhas para escrever uma redação. Então, deve-se ter cuidado para não ultrapassar essas linhas e ter cuidado para não escrever muito pouquinho, porque aí o estudante pode perder nota. Digamos, se você fez uma redação com no máximo 20 linhas, você perde a competência 3, que é em relação ao argumento.
Sabe-se que a redação é superimportante para aprovação do estudante. Explique sobre essa importância, como é feita a correção e dada a nota?
A redação tem uma importância muito grande porque ela sozinha vale mil pontos. As outras disciplinas, a primeira prova agora vai ser feito Linguagens, Humanas e Redação. Então, Linguagem tem uma série de disciplinas juntas para dar os mil pontos, Humanas também. Já a redação é só ela. A redação tem a capacidade de pegar a sua média e alavancar, colocar sua nota lá para cima. Ela também tem a capacidade de pegar uma nota baixa e colocar lá para baixo, porque você vai somar os quatro cadernos mais a redação e dividir por cinco. Então, a redação às vezes acaba sendo o diferencial, porque você tira uma nota média nos quatro cadernos (Matemática também tem essa importância porque é sozinha) e a nota da redação vai pegar sua nota média e dar uma puxada lá para cima. E isso às vezes faz com que você entre no curso que você quer. Então, a redação é primordial, tem que estar muito atento. E é questão aberta do Enem, né?!
Qual o conselho para que o aluno consiga fazer a redação com calma e em tempo hábil? Quanto tempo deve dedicar a ela? É aconselhável fazê-la no início ou no final?
Eu acredito que 100% dos alunos quando disser valendo, vai querer saber primeiro qual o tema da redação. Então, a cabeça vai a 1000 por hora, é normal porque vai vir uma série de informações de toda uma vida de estudo querendo passar pelo mesmo lugar. O aluno fica um pouquinho confuso, ele tem que saber que ele passa até 15 minutos e não faz nada, não escreve nenhuma linha sequer, ou não faz nada que ele possa aproveitar de uma forma gera. Porque é muita informação para passar no mesmo lugar. A dica é ler e separar alguns tópicos, ler os textos de apoio e esperar um pouquinho para começar a fazer. Porque depois desses 15 minutos as informações já estão se organizando, nós chamamos de concatenação de ideias, e vai ser possível começar a fazer o texto de forma mais coerente e mais tranquila.
Os alunos fazem redação de formas diferenciadas, cada um a seu modo. Se puder fazer logo a redação, nós estipulamos uma hora e meia como tempo ideal para fazer a redação. Por que uma hora e meia? Fazendo a redação neste tempo você não vai se atrapalhar no hora de fazer as outras 90 questões, pois você tem mais dois cadernos de questões para fazer. Então, você tem que se ligar em relação a isso. Só que normalmente eles não fazem de uma vez só, eles fazem a redação aos poucos. Olha o tema e vai organizando algumas coisinhas, olha o texto e aí volta porque lembrou de algum assunto, acrescentou alguma informação. Normalmente eles fazem aos pouquinhos.
Qual uma boa dica para que o aluno consiga fazer uma boa redação?
Uma boa dica é: quando terminar a redação no rascunho, que é essencial, não passe logo a limpo. Espere um pouquinho, faça algumas umas questões, espere uns 40 minutos e depois volte e conclua a redação, passando a limpo por completo. Por que isso? Porque quando você termina a redação e vai logo passando a limpo, você está muito focado ali na redação, talvez fique algumas palavras incorretas, a ausência de alguns sinais de pontuação, ou sinais de acentuação. E quando você sai um pouquinho ali do foco, vai responder algumas questões e volta para a redação, você vai ver tudo com um pouco mais de atenção. Pois você mudou o foco. É uma boa dica para que você não se atrapalhe na hora de passar a limpo a redação oficial.
Os cinco critérios de correção
Segundo o professor Aleksei Rodrigo, os candidatos devem ter conhecimento quanto aos critérios de correção, também definidos como as cinco competências. Pois, o mais importante na hora de escrever a redação do Enem é fazer um texto dentro do gênero dissertativo-argumentativo e ter conhecimento dos cinco critérios de correção, muito importante para conseguir uma nota alta e, quem sabe a tão almejada nota mil.
Os critérios são:
Domínio da escrita formal - Demonstrar domínio da modalidade escrita gramatical, regras de ortografia e acentuação gráfica formal da língua portuguesa;
Compreensão do tema - Aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento e desenvolvimento do tema. A redação precisa ser enriquecida por um repertório sociocultural variado. Cuidado com fuga do tema!
Organização e Interpretação - avalia a capacidade do estudante em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, levantar fatos e opiniões em defesa do seu ponto de vista;
Coesão - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, que façam esse texto progredir, com um bom vocabulário, evitando repetições de palavras desnecessárias;
Proposta de resolução - Encerrar a redação apresentando uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Precisa ainda ser detalhada e tem que ter agente, ação, meio e objetivo.