Neste sábado (14), os maceioenses se reuniram para prestigiar o eclipse anular do sol. O evento aconteceu no espaço Maceió é Massa, na orla de Ponta Verde, onde o público desfrutou do fenômeno astronômico ao som do DJ Alex e da cantora Kel Monalisa. Com uma série de programações que animam a cidade, a Prefeitura de Maceió continua impulsionando o turismo na capital, elevando-a ao status de um dos destinos mais procurados e contribuindo para a economia local.
Além do espaço Maceió é Massa, famílias e amigos também se reuniram em vários pontos da cidade, como no mirante da Santa Amélia, onde está instalado o Balanço Gigante, e no mirante Santa Terezinha, no bairro do Farol.
Pela primeira vez em Maceió, os turistas de Cuiabá (MT), Selma Arruda e Jones Viegas, escolheram a capital devido ao eclipse anular. Selma compartilhou seu entusiasmo, dizendo: "Sou apaixonada por astronomia, estávamos escolhendo o destino e vimos que a visibilidade aqui seria ótima. Estamos aqui há quatro dias, gostamos da cidade, das paisagens e até estamos pensando em morar aqui."
Ivaldo Neto e Silmara Dayane se equiparam com lentes de soldador de número 14 para curtir a programação com segurança. Silmara compartilhou sua empolgação: "Esta experiência está sendo muito interessante, compramos as lentes e as fixamos em papelão, foi rápido de fazer. Estávamos esperando por isso há muito tempo, já tínhamos compartilhado publicações e agora estou super ansiosa."
O presidente da Fundação de Ação Cultural (FMAC), Myriel Neto, destacou que o objetivo era aproveitar o momento do eclipse anular para oferecer aos moradores de Maceió uma programação especial. Ele acrescentou: "Foi um momento de pura alegria, celebração entre famílias e amigos, criando um ambiente perfeito para criar memórias felizes."
Myriel também enfatizou que, além de promover o bem-estar, a Tardezinha Massayó beneficiou os ambulantes, gerando lucro para eles. Ele disse: "O resultado da ação da FMAC foi mais do que satisfatório. Com o prefeito JHC, a cultura é cada vez mais valorizada, e com certeza teremos outros momentos como este, então fiquem atentos."
Juliana Fontes, uma das ambulantes, expressou sua gratidão. Ela tem sido ambulante por quatro anos e sempre participa das programações da Prefeitura de Maceió. Ela disse: "Está sendo ótimo, este evento é mais uma forma de colocar comida em nossa mesa. Graças a Deus, consigo repor os materiais e garantir a alimentação em casa. Que venham mais eventos como este."
O próximo eclipse anular do Sol, segundo o Observatório Nacional (ON), ocorrerá em 02 de outubro de 2024, após o evento de 14 de outubro.
*com Secom Maceió









