Na próxima sexta-feira, (6), a Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), sob a coordenação da Defesa Civil de Maceió, conduzirá um exercício de simulação de emergência no bairro do Pontal da Barra. O principal objetivo desta simulação é ativar o Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência (PGASE), com o propósito de treinar as comunidades próximas à Braskem, assim como os órgãos públicos e privados envolvidos nessa situação hipotética.

O exercício, programado para iniciar às 9h, envolverá a participação da comunidade local do Pontal da Barra. Durante a simulação, o alarme comunitário será ativado, e o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) será notificado sobre uma ocorrência simulada na fábrica, com impactos na comunidade do Pontal da Barra. O exercício terá duração máxima de 45 minutos e, com base nessa situação fictícia, o Plano de Controle de Emergências Interno será colocado em prática para minimizar ou eliminar quaisquer impactos potenciais.

Para a realização do exercício simulado, os principais acessos ao Pontal da Barra ficarão bloqueados por um período máximo de 40 minutos. No entanto, vale ressaltar que a Avenida Assis Chateaubriand e a AL 101 SUL não serão afetadas por esses bloqueios.

O tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha, destacou a importância do simulado para preparar os agentes e instituições envolvidas para possíveis acidentes, garantindo a segurança da população. O exercício será realizado de forma integrada, envolvendo diversas entidades, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a Polícia Militar de Alagoas, a Defesa Civil Estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Guarda Municipal e o Instituto do Meio Ambiente (IMA). Além disso, o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participarão do exercício.

A APELL é responsável por coordenar as ações de alerta e preparação da comunidade para situações de emergência na região que envolve a unidade industrial da Braskem no Pontal da Barra. Seu papel fundamental é informar a população sobre potenciais situações de emergência e os procedimentos a serem seguidos, incluindo orientações, evacuações, monitoramento e busca de abrigos.

Além de desenvolver um plano amplo para o atendimento de situações de emergência e um programa de treinamento, a realização periódica de exercícios simulados é fundamental para testar as ações a serem executadas. Essas simulações permitem uma análise detalhada tanto pela Braskem quanto pelos órgãos envolvidos, com o objetivo de aprimorar as medidas de resposta e preparação para eventos de emergência hipotéticos.

*com Assessoria