Jornada musical pelo coração de Alagoas

27/09/2023 14:57 - Geral
Por Guilherme Lamenha
Image

Um som repleto de alagoanidade em cada uma das 13 faixas marca o lançamento do projeto do maceioense Yuri Limao. O disco Tropikaldelia se divide, segundo o próprio artista, em três “atos”, revelando influências bem nítidas de movimentos regionais e sonoridades que misturam passado e presente em fusões típicas da música contemporânea.

O mangue beat, expressão que nasceu em Recife e tornou-se referência regional nos anos 90, inspirou o “primeiro ato”. Com a energia de artistas como Fred Zero Quatro, Siba e o inesquecível Chico Science, Limao transita bem nas raízes anfíbias do mangue e revela uma batida nordestina rejuvenescida. “A nossa geração tem essa capacidade de mesclar muitos estilos, incluindo a regionalidade que faz parte da trajetória musical de todo artistas nordestino”, afirma.

A segunda parte do disco revela uma fusão de sons que explora o repertório eclético do artista. “Nesse ato eu trago elementos da dance music, do boogie, do funky e da era disco, resultando em uma experiência bem dançante e cativante para os ouvintes”, diz.

O último ato mergulha em um universo mais hip hop, com uma pegada também no soul e no R&B, com um tom reflexivo e emocional. “As letras abordam sentimentos do cotidiano, misturando revolta, amor, alegria, festa e prazer, que se aproxima muito do universo urbano dos jovens do século XXI”, completa. 

O álbum conta ainda com as participações especiais de três artistas da cena local: HUNÁ, Matheus Nascimento e Louis, o que enriquece ainda mais a experiência musical, criando um panorama artístico bem genuíno de Alagoas. 

“A jornada não se limita ao áudio, mas também se estende ao visual. Parte das gravações aconteceram no sertão de Alagoas, na Ilha do Ferro”, conta Limao. As cenas captadas no Sertão do São Francisco proporcionam um cenário autêntico e inspirador, que adicionam camadas de profundidade e significado ao projeto. 

“Essa conexão com as raízes e a ancestralidade perdida é o cerne da minha busca como artista, e o resultado, pelo menos pra mim,  é uma experiência única e comovente”, completa Yuri Limao. Além de músico talentoso, ele também atua no segmento audiovisual, o que explica a experimentação de linguagens. 

Todas as músicas presentes no álbum foram produzidas, mixadas e masterizadas pelo artista, em seu estúdio caseiro, superando desafios financeiros. “Faço tudo com paixão, para realizar meus sonhos como artista”, diz. Mais do que um álbum contemporâneo, Tropikaldelia é uma jornada de autodescoberta e celebração da cultura alagoana, feita por um artista maceioense de apenas 23 anos. Vale a pena conferir nas principais plataformas de streaming, é só clicar aqui.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..