O Senador Renan Calheiros (MDB) participou, hoje (18), de uma entrevista à TV Gazeta e ao Jornal da Mix, onde debateu temas relacionados à Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem, mineradora que há quase 50 anos operando em Maceió provocou afundamentos em cinco bairros, ocasionando no deslocamento forçado de cerca de 55 mil pessoas.
A CPI, que já conta com mais de 40 assinaturas, tem o objetivo de investigar o “o maior crime ambiental do mundo”, as indenizações justas e a relocação da planta industrial. Segundo o senador, a permanência da Braskem na atual localização “é um monumento à impunidade”.
Durante a entrevista, o Senador reforçou que “a CPI é fundamental para acompanhamento fino do que está acontecendo e exigir, em outras palavras, que a Braskem, antes de ser vendida, cumpra o seu dever”.
O Senador também se reuniu com o governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB), onde foi discutida a criação de um grupo de acompanhamento e assessoramento de todas as ações relacionadas a Braskem, composta por três secretários de Estado, um prefeito, que vai representar os municípios, e um representante das vítimas de todos os bairros atingidos.