Só terão êxito nas eleições proporcionais de 2026 em Alagoas os partidos com consistência eleitoral.

29/08/2023 11:51 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

O Supremo Tribunal Federal(STF) formou maioria de votos, na última sexta-feira( dia 28/8), para fixar prazo ao Congresso Nacional  aprovar lei que atualiza a quantidade de deputados  por unidade da federação, de acordo com os dados do Censo realizado no Brasil em 2022. Assim, caso essa decisão a venha ser de fato concretizada, Alagoas que teve diminuída a sua população, no último Censo, reduzirá a sua representação na Câmara Federal, de nove deputados para oito e na Assembleia Legislativa de vinte e sete para vinte e quatro deputados.

Dessa maneira, as eleições de 2026 em Alagoas, apresentarão para a maioria dos partidos, grandes dificuldades para que elejam parlamentares para a Assembleia Legislativa e para Câmara Federal, pois além de não existir mais o instrumento das coligações, a diminuição no número de vagas vai aumentar o quociente eleitoral para que um partido possa eleger um deputado. Assim, se forem tomados como base os votos válidos das eleições de 2022, um partido precisará atingir a marca de 206.000 votos para que seja eleito um deputado federal e 69.000 votos para que seja eleito um deputado estadual.

Vale destacar que, se essa condição já tivesse sido aplicada nas eleições de 2022, a Federação Partidária (PT/PV/PC do B), que conquistou duas vagas para a Câmara Federal e duas para  a Assembleia Legislativa, não teria elegido o deputado Paulão, para  Federal, e nem o deputado Silvio Camelo, para estadual. Assim, o MDB, que elegeu 14 deputados estaduais, só teria elegido 13, ficando de fora Gilvan Barros Filho. Do mesmo modo, o Republicanos, que elegeu dois deputados estaduais, perderia uma das vagas e André Silva não teria sido eleito.

Por tudo isso , só estarão na zona de conforto, nas eleições de 2026, os partidos que apresentarem consistência eleitoral.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..