A Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará início, a partir de quinta-feira (17), ao período de matrículas e rematrículas para a modalidade de Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) referente ao período letivo 2023.2. A Portaria que estabelece as normas e procedimentos de matrícula, juntamente com o calendário escolar, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16). Para acessá-la, basta consultar as páginas de 30 a 34.
Para os alunos que desejam renovar suas matrículas, garantindo a continuidade de seus estudos, o período vai de 17 a 21 de agosto, durante o qual devem confirmar a permanência na unidade de ensino em que estão atualmente matriculados.
Aqueles que buscam ingressar na Rede Municipal de Ensino por meio da modalidade EJAI têm entre os dias 17 e 24 de agosto para realizar suas matrículas. Nesse período, devem procurar uma unidade de ensino próxima à sua residência para efetuar o procedimento.
Os interessados em efetuar matrícula devem comparecer à escola escolhida e apresentar os seguintes documentos: RG e CPF; certidão de nascimento; cartão do programa “Bolsa Família” caso possuam; Número de Identificação Social; Cartão SUS; três fotos 3x4 recentes; comprovante original de escolaridade e histórico médico escolar. Caso o aluno não tenha documentação comprovando a escolaridade ou não tenha sido alfabetizado, será submetido a uma avaliação de classificação.
Para casos de transferência interna, quando o estudante muda de região, a solicitação deve ser feita na unidade de ensino em que ele estava matriculado anteriormente. O prazo é de 22 a 24 de agosto. De acordo com as regras da Semed, a confirmação do processo de transferência requer a presença dos pais ou responsável legal, ou do próprio estudante maior de idade, na unidade de ensino designada.
Assim como os demais alunos da Rede, os estudantes da EJAI têm direito a benefícios como Passe Livre, transporte escolar, materiais didáticos, entre outros. A Rede de Ensino de Maceió oferece o 1° segmento, com duração de 2 anos, e o 2° segmento, com duração de 2 anos e meio, na modalidade.
Perspectivas de Mercado de Trabalho
No novo período letivo, Maceió introduzirá novidades na grade curricular da EJAI, como explicou o coordenador de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida.
“Nós temos duas disciplinas de grande relevância tanto no primeiro como no segundo segmento. Uma delas é a Educação para o Mercado de Trabalho, que aborda tópicos de empreendedorismo, educação fiscal e financeira. No segundo segmento, temos a disciplina Projeto de Vida, focada em perspectivas e planejamento, que abre oportunidades tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal”, disse.
“Este ano, estamos implementando o projeto metodológico 'Conectando Saberes com a Matemática', articulando os componentes curriculares dentro das áreas do conhecimento e integrando-os à matemática”, concluiu o coordenador técnico.
Calendário Escolar
A Semed definiu que o período letivo 2023.2 da modalidade EJAI começará em 28 de julho de 2023 para as escolas que já concluíram o período letivo 2023.1. Para as escolas que encerrarão o ano letivo 2023.1 em 31 de agosto, o novo semestre se iniciará em 1 de setembro de 2023.
Entretanto, para as escolas que não se encaixam nos casos acima, o início do período letivo 2023.2 será após a conclusão do período letivo 2023.1.
A diretriz é que o calendário escolar para a EJAI contemple no mínimo 100 dias de trabalho escolar efetivo para o período letivo 2023.2, seguindo a carga horária definida na matriz curricular da modalidade adotada pela Semed.
Do 1º ao 9º período, a jornada escolar será dividida em 3 blocos de 60 minutos por dia, totalizando 15 horas semanais de trabalho escolar efetivo, sem contar o intervalo ou tempo destinado para alimentação dos estudantes.
Abaixo está a lista das 42 escolas que oferecem a modalidade EJAI:
Confira abaixo a lista das 42 escolas que funcionam EJAI:
Escola Municipal Orlando Araújo - Ponta Verde
Escola Municipal Maria José Carrascosa - Poço
Escola Municipal Almeida Leite - Ponta Grossa
Escola Municipal Antídio Vieira - Trapiche da Barra
Escola Municipal Lindolfo Collor - Disque Estrada
Escola Municipal Nosso Lar - Levada
Escola Municipal Pio X - Prado
Escola Municipal Silvestre Péricles - Pontal da Barra
Escola Municipal José Carneiro - Farol
Escola Municipal Luiza Suruagy - Ouro Preto
Escola Municipal Dom Miguel Câmara - Jardim Petrópolis
Escola Municipal Hermínio Cardoso - Fernão Velho
Escola Municipal João Sampaio - Conjunto João Sampaio
Escola Municipal Sérgio Braga - Chã da Jaqueira
Escola Municipal Arnon de Melo - Jacintinho
Escola Municipal Baltazar de Mendonça - Jacintinho
Escola Municipal Dom Helder Câmara - Feitosa
Escola Municipal Eulina Ribeiro Alencar - Jacintinho
Escola Municipal Kátia Assunção - Jacintinho
Escola Municipal Lenilto Alves - Jacintinho
Escola Municipal Olavo Bilac - Feitosa
Escola Municipal Pompeu Sarmento - Barro Duro
Escola Municipal José Correia Costa - Serraria
Escola Municipal Nise da Silveira - Antares
Escola Municipal Frei Damião - Benedito Bentes
Escola Municipal Maria de Fátima Lira - Benedito Bentes
Escola Municipal Petrônio Viana - Benedito Bentes
Escola Municipal Paulo Bandeira - Benedito Bentes
Escola Municipal Selma Bandeira - Benedito Bentes
Escola Municipal César Augusto de Oliveira - Santos Dumont
Escola Municipal Corintho da Paz - Cidade Universitária
Escola Municipal Denisson Menezes - Cidade Universitária
Escola Municipal Dom Antônio Brandão - Tabuleiro do Martins
Escola Municipal Hévia Valéria - Cidade Universitária
Escola Municipal Jaime de Altavilla - Santa Lúcia
Escola Municipal Maria de Lourdes Pimentel - Cidade Universitária
Escola Municipal Natalina Costa - Tabuleiro do Martins
Escola Municipal Silvia Celina - Cidade Universitária
Escola Municipal Suzel Dantas - Tabuleiro do Martins
Escola Municipal Zumbi dos Palmares - Clima Bom
Escola Municipal Neide França - Saúde
Escola Municipal Padre Pinho - Cruz das Almas