Atualizada às 11h00

A falha generalizada no fornecimento de energia elétrica em Alagoas, nesta terça-feira (15), teve impacto direto nos sistemas de distribuição de água operados tanto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e BRK, quanto pela concessionária Verde Alagoas.

De acordo com as informações, essa interrupção paralisou os sistemas de abastecimento localizados em diversos municípios do estado, deixando, ao todo, 77 cidades e suas zonas rurais com o serviço deficitário.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aguarda o restabelecimento da energia para retomar suas atividades de captação, tratamento, reservação e distribuição de água. A Empresa reforça que seus colaboradores já foram mobilizados para que, tão logo o potencial elétrico retorne, tomem as providências necessárias à reativação dos sistemas coletivos e isolados.

A Casal reforça ainda que o fornecimento de água poderá apresentar deficiência mesmo nos municípios em que a distribuição é efetuada por empresa terceira, caso da BRK Alagoas, Águas do Sertão e Verde Alagoas. É que, nessas localidades, a Casal efetua a captação e o tratamento do líquido, atividades essas que foram interrompidas por conta do apagão.

Já a Verde Alagoas informa que nove municípios estão com o abastecimento e o sistema produtor paralisado por causa do apagão nacional. Já a empresa BRK aponta que o abastecimento da região metropolitana de Maceió também foi afetado pela falha na energia.

De acordo com as informações da Verde Alagoas, as cidades afetadas são: Branquinha, Feliz Deserto, União dos Palmares, São Luis do Quitunde, Capela, Mar Vermelho, Pindoba, Maribondo e Tanque D'arca.

Já o responsável pelo fornecimento elétrico, o grupo Equatorial informou que a interrupção geral de energia foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a empresa, a normalização já foi iniciada para o restabelecimento integral das cargas. A Verde Alagoas segue em plantão para acompanhamento da situação.

Segundo a  BRK, a falta de energia elétrica em Alagoas afetou os sistemas de distribuição de água operados pela Companhia de Saneamento de Alagoas e, consequentemente, os seus sistemas na região metropolitana de Maceió.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que seus poços, captações, estações de tratamento de água e demais unidades do sistema produtor foram paralisados.  

A companhia diz que equipes já estão mobilizadas para retomar o funcionamento dos sistemas, para, só então, fornecer a água para a BRK distribuir para a população, que buscará normalizar a situação no menor prazo possível.

Para mais informações sobre o abastecimento das regiões, a população pode entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 14h.

*Com Assessoria