AL tem mais de 25 mil indígenas, mostra IBGE; Pariconha é o município que tem maior proporção

07/08/2023 12:15 - Maceió
Por Redação
Image

Alagoas abriga uma comunidade indígena estimada em 25.725 pessoas, segundo a pesquisa "Brasil Indígenas", parte integrante do Censo Demográfico de 2022. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse grupo, 6.672 pessoas residem em territórios oficialmente demarcados, enquanto 19.053 habitam áreas não classificadas como terras indígenas. 

Ainda conforme o levantamento, o estado tem a 16ª maior população indígena, em números absolutos, entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

O município alagoano que tem mais população indígena é Pariconha, localizada no Sertão alagoano. Por lá, o total é de 5.934 indivíduos que se autodefinem como indígenas. Essa cifra representa expressivos 56,12% da população municipal.

Outro município relevante para a preservação da cultura indígena é Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, onde 4.375 membros da etnia Xukuru-Kariri.

Em Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana, a etnia Wassu-Cocal representa os povos originários, contabilizando uma população de 2.190 indivíduos indígenas. Enquanto isso, em Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco, a população indígena Kariri-Xokó é composta por 2.518 pessoas.

Na capital, Maceió, a população indígena alcança a marca de 2.006 indivíduos, representando 0,21% do total populacional da cidade. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..