Educação promove formação sobre sistema de presença escolar do programa Bolsa Família

05/08/2023 09:58 - Maceió
Por Assessoria
Image

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizou nesta sexta-feira (4), uma formação dirigida aos operadores escolares da rede pública municipal de ensino. Na ocasião foi abordada as atualizações do Sistema de Presença, que é usado para acompanhar a frequência dos alunos, cujas famílias recebem o Bolsa Família.

A capacitação foi ministrada no auditório Paulo Freire, que fica na sede da Semed, no bairro Cambona, e reuniu cerca de 60 pessoas que tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos acerca de questões do trabalho realizado pelo operador escolar.

Segundo a coordenadora do acompanhamento escolar, Rita Fernandes, dúvidas em relação ao preenchimento do sistema e como acompanhar os alunos são recorrentes. Desta forma, a formação é fundamental para instruir os profissionais. “Essa formação vai ajudar bastante, porque é uma plataforma que está sendo sempre renovada e os formadores do MEC vão capacitar os operadores escolares a como proceder perante as dúvidas que surgirem. Assim, vão melhorar o desempenho do seu trabalho”, disse.

Garantir um acompanhamento mais assertivo da frequência escolar para assegurar direitos como o Bolsa Família é de fundamental importância, como explica a coordenadora de Programas e Projetos da Semed, Ângela Azevedo. “É interessante os operadores escolares participarem dessa formação, porque eles entendem a importância de preencher o sistema de forma mais completa e fidedigna, garantindo que possamos localizar onde estão os nossos alunos”, destacou.

A atividade possibilitou que os profissionais sanassem suas dúvidas, ao mesmo tempo em que foram preparados para desempenhar o acompanhamento dos alunos, como conta Silvânia da Silva, que é operadora escolar da unidade de ensino Coríntio da Paz, localizada no bairro Cidade Universitária.

“Através dessa iniciativa nós estamos nos renovando enquanto profissionais. Eu gosto muito de ser operadora e acompanhar a rotina dos nossos alunos. Entendendo mais sobre o nosso sistema, nós vamos melhorar nosso trabalho e auxiliar o aluno em qualquer situação que o impeça de comparecer a escola, para garantir que ele tenha direito ao benefício”, detalhou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..