Em uma operação conjunta realizada na última terça-feira (01), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em colaboração com a equipe especializada da Equatorial Alagoas no combate ao furto de energia, identificou irregularidades nos medidores de energia de um condomínio localizado no bairro da Mangabeiras, parte baixa de Maceió.

Segundo relatos da equipe de inspeção da Distribuidora, o indivíduo responsável pela ação ilegal possui duas instalações de apartamentos vizinhos e já é reincidente pela terceira vez em menos de um ano, realizando intervenções nos equipamentos sem a devida autorização da concessionária.

A primeira ocorrência de medidor adulterado aconteceu em fevereiro deste ano, quando ambas as instalações pertencentes ao mesmo proprietário foram autuadas. A segunda ocorrência, ocorrida em junho, também envolveu os dois apartamentos pertencentes ao mesmo cliente.

Através do uso de técnicas de inteligência pela equipe da Distribuidora, combinado com a utilização de dispositivos de monitoramento remoto, foi novamente identificada a prática fraudulenta por parte do proprietário dos apartamentos nesta terça-feira. Como resultado, ele foi conduzido às autoridades policiais para os procedimentos legais cabíveis.

A Equatorial destaca a gravidade do furto de energia elétrica, comumente conhecido como "gato", bem como a ação criminosa de adulterar medidores, que é classificada como estelionato e encontra-se tipificada nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.

Cidadãos que tenham informações sobre ligações clandestinas ou atividades irregulares podem denunciar anonimamente através da Central de Atendimento, ligando para o número 0800 082 01 96, ou acessando o seguinte endereço: al.equatorialenergia.com.br, na seção "Quero denunciar uma fraude".

*com Assessoria