Paulo Dantas também defende o nome de Renan Filho para o governo do Estado

26/07/2023 13:32 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

 

 

No dia de ontem, publiquei um texto – neste espaço – em que falava sobre a recente declaração do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Marcelo Victor (MDB), sobre a futura (bem futura!) sucessão governamental. Além disso, falei um pouco sobre a situação do atual governador Paulo Dantas (MDB) neste xadrez político.

 

O MDB orbita em torno de dois caciques: o senador Renan Calheiros (MDB) e o ex-governador, senador eleito e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Daí para baixo, é todo mundo soldado no projeto hegemônico emedebista, incluindo o governador Paulo Dantas, que não pode ser candidato à reeleição. 

 

Agora, é válido lembrar- como diria George Orwell – que todos os soldados são iguais, mas uns são mais iguais que os outros. Marcelo Victor sabe bem disso. 

 

Quanto a Marcelo Victor, ele deixa claro: ele defende Renan Filho para concorrer ao governo do Estado de Alagoas pela terceira vez. O jornalista Edivaldo Júnior – em seu blog, no Gazetaweb – conseguiu arrancar uma declaração de Dantas sobre o assunto. 

 

Por sinal, parabenizo o colega jornalista por conseguir uma resposta por meio de uma pergunta que estava “quicando” nos bastidores.

 

O governador mostrou concordância com Marcelo Victor. Para Paulo Dantas, Renan Filho é, sem dúvidas, o melhor nome para a sucessão. 

 

Resta saber como Dantas projeta o seu próprio futuro, pois não há dúvidas de que o MDB tem como prioridade os Renans. Dentro desse quadro, caso deixe o governo para concorrer a um cargo eletivo ao final do mandato, o governador só poderá disputar uma vaga no Legislativo ou o Senado Federal. 

 

Dificilmente, o senador Renan Calheiros irá querer ter Dantas como “copiloto” na disputa de duas vagas ao Senado. Afinal, Calheiros se tornou um especialista em ser o segundo lugar nas eleições. A depender do quadro e dos adversários que apareçam em outras chapas, Dantas pode ser uma ameaça.

 

Restaria a Dantas ser candidato a deputado federal? Reafirmo o que disse: a depender de como ele finalize o seu Executivo pode ser um “puxador de votos”, bem diferente de quando sua canditura ao governo foi construída de maneira a “fermentá-lo” nas pesquisas. Fora disto, o governador termina a sua gestão e ganha um prêmio político por ter sido um bom soldado, caso o MDB faça o sucessor. 

 

O fato é, mesmo sendo governador do Estado de Alagoas, Dantas não é tão senhor de seu destino político… 

 

Quando a uma candidatura de Renan Filho ao governo do Estado nas eleições estaduais vindouras, o ministro sabe o papel que tem ocupado em Brasília (DF) e pode, muito bem, tentar jogar um xadrez que lhe possibilite outros voos. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..