Moradores denunciam envenenamento de gatos no Corredor Vera Arruda e pedem justiça

21/07/2023 20:33 - Maceió
Por Mara Santos
Image

Moradores que residem no entorno do Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca em Maceió, procuraram a redação do CadaMinuto para denunciar o envenenamento de gatos no local. Alguns animais estão internados em estado grave e a polícia foi acionada.

De acordo com relatos de moradores, que pediram para não serem identificados, os animais vivem no local não são doentes, são alimentados e cuidados por pessoas que residem nas proximidades e que têm amor pelos animais.

No entanto, há alguns dias os moradores perceberam que alguns gatos apresentaram problemas de saúde e estavam bastante debilitados. Eles foram recolhidos e levados para uma clinica, onde estão sendo cuidados e recebendo a medicação necessária. Alguns gatos estão em coma.

“Quando algum gato fica doente eles são enviados para clínicas e cuidados, isso é feito por um grupo de moradores que ama os animais. Por outro lado, convivemos com moradores que não ajudam e, pelo contrário, ameaçam matar os gatos, alegando que eles transmitem doenças. Lá não temos gatos doentes”, disse um morador.

Ainda segundo os relatos, no momento em que colocavam ração para os gatos, moradores perceberam a presença de veneno no meio da ração e da alimentação destinada aos bichos.

“Limpamos tudo, colocamos ração nova e água. Tentamos pegar um gato, mas os animais estão com medo”, disse outro morador.

Indignados, os moradores pedem justiça. A Polícia Civil já esteve no local e iniciou as investigações. Imagens de câmeras de segurança foram solicitadas e devem ajudar na identificação do responsável pelo envenenamento dos animais.

“Existem suspeitos, mas as investigações estão em andamento. Os animais internados estão apresentando melhoras. Sempre alimentamos e cuidamos dos gatos que nasceram e vivem no Vera Arruda e tudo o que queremos é justiça", concluiu um outro morador.

Conforme o Código Penal Brasileiro, maltratar animais é crime previsto pelo artigo 32 da Lei nº 9.605, com alteração da Lei nº 14.064/2020. O crime prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.

Foto: Cortesia ao CadaMinuto
Foto: Cortesia ao CadaMinuto

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..