Durante uma ação da Polícia Civil (PC), mais de 20 cães foram encontrados em situação insalubre, nesta quinta-feira (19), no bairro de Santa Lúcia, em Maceió. De acordo com as informações, há relatos de canibalismo entre os cães.

Ainda conforme as informações, o local estava extremamente sujo e não havia distinção entre chão e a cama do tutor, toda a casa era tomada por fezes e dejetos. Em uma casa conjugada ao do denunciado, vivia uma idosa, mãe do denunciado, que também era totalmente negligenciada, pois se encontrava suja, com ferimentos e subnutrida.

O caso vem sendo acompanhado pela equipe policial desde abril deste ano, quando receberam uma denúncia anônima, relatando que os animais eram maltratados, e que viviam acumulados em um beco, estavam sujos, desnutridos, alguns soltos e outros presos, em um local totalmente sujo.  

Após realizar diligências para averiguar a denúncia foi constatado  que a situação  era muito pior pois, eram muitos cães e o próprio tutor relatou que em determinado período alguns animais comeram outros animais. A idosa foi encaminhada para um abrigo.

Diante dos fatos narrados, foram realizados os procedimentos legais.Foi traçada uma ação multidisciplinar, onde foi acionada  a Superintendência do Bem Estar Animal, da Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, profissionais do CAPS Bebedouro, SESAU (técnicos da vigilância em saúde) para juntos realizar a vacinação, vermifugação, realização de exames nos cães (teste de leishmaniose).