Distante de “embates menores” que impedem o diálogo institucional, Jó Pereira e Saraiva dão exemplo aos seus respectivos governos…

18/07/2023 13:20 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em razão de seu mandato atuante na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, quando foi deputada estadual, a atual secretária municipal de Educação, Jó Pereira (PSDB), assumiu a nova missão – dentro da gestão do atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL) – com bastante expectativas sobre o trabalho que ela pode desenvolver. 

 

É fato que, por mais atuante que Jó Pereira possa ser, há uma tarefa hercúlea diante dela. Além dos crônicos problemas herdados, que vão desde a infraestrutura de algumas escolas, diversas carências etc, houve também as escolhas errada do início da gestão de JHC. 

 

É fato que a Educação – e Jó Pereira deve muito bem ter notado isso, quando à pasta chegou – sofreu, já agora, com ingerências políticas, indicações desastrosas e um primeiro titular da pasta que pouco fez a coisa avançar.

 

Torço para que ela perca menos tempo com bobagens ideológicas que fazem parte de suas crenças mais “progressistas” e foque na competência que possui diante de problemas práticos, razão pela qual sempre elogiei o seu mandato quando deputada. Por sinal, sempre critiquei também aquela agenda lacradora para a qual Pereira, em muitos momentos, insiste em pagar pedágio. De toda forma, Jó Pereira é um dos nomes competentes – repito! – do novo quadro político alagoano. 

 

Agora, caiu no “colo” da secretária não só a busca por conduzir um planejamento, como destravar gargalos e corrigir rumos. O desafio da secretária é “tempo”, pois caso tenha pretensões políticas de candidatura, há a data de desincompatibilização, o que torna exíguo a implantação de um processo que dê resultados. Mas pelo que vimos de Jó Pereira na Assembleia Legislativa, é de se acreditar que há existência do querer fazer, da vontade política e do querer entregar.

 

Particularmente, não entendo – como observador distante – por qual razão a secretaria de Educação ainda não apresentou algo básico: um cronograma efetivo de recuperação das escolas com foco em problemas estruturais, que comprometem até o funcionamento de algumas unidades. Creio que este seja um ponto de partida: a melhoria substancial do ambiente para que tudo mais possa ser aplicado. Pude observar, ao longo desse período, a situação de algumas unidades de ensino em Maceió. Há algumas que funcionam como devem, outras em que estudantes sofrem para conseguirem ter aula em condições minimamente adequadas.

 

Se há esse programa em andamento, é preciso apresentá-lo. Tornar público as soluções é essencial. Se não há, urge que exista para ontem.

 

Essa deveria (espero que seja!) um ponto prioritário na gestão de Jó Pereira. 

 

Mas, dito isso, vejo uma iniciativa de Jó Pereira que, em tempos de “egos em agonia” em razão da disputas políticas acaloradas, merece destaque. 

 

Distante dos embates políticos que envolvem as lideranças do MDB, o governador Paulo Dantas (MDB) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), que muitas vezes beiram a “menino-amarelice”, um bom exemplo de deixar a política de lado e focar em ações cojuntas para soluções necessárias surge de Jó Pereira e também do atual secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva.

 

Ambos – em que pese o clima de divergência entre os governos municipal e estadual – se reuniram, no início desta semana, com uma pauta objetiva: garantir a segurança nas unidades de ensino de Maceió, discutindo estratégias para levar ações às creches e escolas. A secretária de Educação não escondeu as limitações existentes no município, por uma questão de funções estabelecidas, já que só há a oferta da segurança patrimônial por meio da Guarda Municipal.

 

Estranho é o tempo em que elogiamos gestores públicos por aquilo que é óbvio, mas fazer o quê…estamos em Alagoas…

 

Com isso, Pereira apresentou demandas de diretores escolares, professores, alunos e responsáveis e sugeriu medidas de segurança justamente para as áreas mais vulneráveis. “É necessário que estejamos todos juntos e somando forças. Temos que dar essa sensação de segurança para a gente poder avançar. Não quero expor ninguém, porque acredito fielmente que vamos ter um bom resultado se juntarmos forças. A questão da segurança pública nas unidades escolares é algo que ultrapassa a gestão patrimonial e para trazer a comunidade para mais perto precisamos trazer também essa segurança. Hoje, a comunidade escolar está se sentindo insegura”, afirmou a titular da pasta.

 

O secretário Flávio Saraiva também comentou o assunto: “Firmo meu compromisso com a secretária Jó de trazermos dignidade e mais segurança para nossos estudantes. Será uma aliança que vai gerar bons frutos e que vai trazer ainda mais a sensação de paz e proteção para a comunidade”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva.

 

Espero que assim seja. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..