Discussão sobre perda de cadeiras na Câmara dos Deputados com base no Censo é antiga e pode nada mudar…

17/07/2023 14:17 - Blog do Vilar
Por redação
Image

Desde que foram divulgados os novos números do Censo Demográfico de 2022, que uma discussão, que já foi travada no Brasil em outros momentos, voltou ao debate: a possível perda de cadeiras de deputados federais nas bancadas de alguns estados, por conta da contagem do número de habitantes dessas unidades federativas. 

Isso ocorre por um simples motivo: na Câmara dos Deputados, diferente do Senado Federal, vale a regra da proporcionalidade para compor o número de representantes dos estados.

Alagoas tem – atualmente – nove deputados federais. Pelos números do Censo de 2022, perderia uma vaga nas próximas eleições, ficando com uma banca de oito parlamentares (que é o número mínimo da representatividade). O máximo é 70 (a bancada de São Paulo, por exemplo). 

Essa discussão já ocorreu em 2013. Afinal, a proporcionalidade na Câmara dos Deputados – levando em consideração a atual legislação – se encontra defasada há 30 anos, mas quando há resultado de Censo há debate, mas...

A última atualização ocorreu em 1994, como mostrou o Diário do Nordeste, em edição recente. A composição deste parlamento tem por base os dados censitários, as normas da Constituição, a Lei Complementar 78/1993 e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. Em 1994, isto serviu de base para contemplar São Paulo com a quantidade máxima de assentos na Casa. Naquele momento, a unidade federativa ganhou 10 cadeiras. 

O Pará – que teve crescimento populacional nos últimos anos – também deveria sofrer uma revisão para mais, porém não teve forças na disputa política e jurídica pelas vagas, uma vez que nem tudo é a “letra fria da lei”. 

Em 2013, com um cálculo já utilizado em 1994, o Tribunal Superior Eleitoral chegou a fazer uma redistribuição, quando foi “atualizada” a divisão dos assentos, mas a resolução da Justiça Eleitoral (de número 23.839/2013) foi alvo de embates no Congresso e tudo foi revogado por meio do decreto legisaltivo. 

Ou seja: ficou na mão dos próprios congressistas a solução a ser imposta. 

Além disso, estados como Paraíba e Espírito Santo – que perderiam vagas – questionaram a resolução na Justiça, com Ações Direta de Inconstitucionalidade (AD) no Supremo Tribunal Federal (STF), no ano de 2014. Ali, se retirou a competência do TSE para o cálculo e distribuição das vagas na Câmara dos Deputados, colocando a responsabilidade nas mãos do Congresso Nacional, para que se fosse editada uma lei com os critérios da divisão. O Congresso, até aqui, nada aprovou nesse sentido. 

É como se existisse uma lei complementar – a já citada 78/1993 – mas sem validade no ponto que trata desse cálculo, como explicam especialistas na matéria publicada pelo Diário do Nordeste.

Ou seja: está tudo nas mãos do Congresso. 

Se a lei fosse aplicada, o Pará seria um exemplo de uma bancada a crescer. E há quem defenda que Amazonas, Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina também ganhariam. Em contrapartida, Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Paraíba e Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro perderiam vagas. No caso da Paraíba e do Piauí, a perda seria de duas cadeiras. 

O cálculo ainda geraria sobra de cadeiras, que seriam distribuídas com base em um quociente partidário, excluindo os Estados já beneficiados com cota mínima e máxima. “Assim, a unidade federativa que obtivesse a maior média ganhava a primeira vaga que sobrou”, explica o Diário do Nordeste. Uma matemática que não é tão simples, diga-se de passagem. 

O correto era o Congresso Nacional se posicionar sobre o assunto e buscar – diante do resultado do Censo Demográfico – uma fórmula e, consequentemente, uma solução, haja vista que a alteração das bancadas não mudaria o todo, seguiriam 513 parlamentares do mesmo jeito, com o mesmo “custo-benefício” que já conhecemos…

Todavia, desconfio que não há – ao menos de forma emergencial – interesse de discutir esse imbróglio, mantendo tudo que foi definido em 1994. 

Afinal, já houve os Censos de 1991, 2000, 2010 e 2022 e – excetuando o que ocorreu em 1994, que apesar da mudança não praticou a proporcionalidade – fica tudo como antes…

“Tudo como antes” é uma boa notícia para os nossos nobres deputados estaduais, pois – com base na legislação – com um federal a menos em Alagoas, seriam menos três deputados estaduais. Que sofrimento para a Alagoas, hein? Deixar de ter 27 deputados estaduais e passar a ter apenas 24? Será que sobreviveríamos a isso? Que saudade fariam…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..