Semed e Semdes discutem Plano Municipal da Primeira Infância de Maceió

14/07/2023 08:36 - Maceió
Por Assessoria
Image

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, participou, quarta-feira (12), de uma reunião para discutir as demandas da rede municipal de ensino, inseridas no âmbito do Plano Municipal da Primeira Infância de Maceió.

O plano, que norteia as ações de defesa das crianças maceioenses até o ano de 2030, foi entregue e debatido com o secretário de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, Fernando Davino. Os dois analisaram o documento e reforçaram a necessidade de um trabalho conjunto a fim de proteger e promover o futuro das crianças de Maceió.

Jó reiterou que o acesso à educação primária de qualidade é prioridade em sua gestão frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), e que irá empenhar todos os seus esforços para que as crianças da capital tenham acesso ao ensino de qualidade e em tempo integral.

“A semente do acesso à educação infantil, do berçário à pré-escola, deve ser plantada e cultivada. É importante que haja um pacto social para que Poder Público e sociedade civil construam o ambiente adequado para que as crianças consigam acessar os espaços de educação desde pequenas”, pontuou a secretária.

Fernando Davino agradeceu a visita, afirmando que Jó Pereira “está escrevendo uma belíssima história na educação de Maceió, que só tem a ganhar em sua gestão”. A secretária também agradeceu a receptividade do colega, reconhecendo o empenho dele e da equipe da Semdes, e lembrou que sempre foi defensora da importância de ações planejadas e intersetoriais para alcançar os melhores resultados, em qualquer área, inclusive na educação e na assistência social.

Olhar humanizado

O período da primeira infância envolve desde a gestação até os primeiros seis anos da vida da criança. Jó defendeu que a rede municipal deve manter o olhar humanizado e cuidadoso com os estudantes, com uma atenção especial aos que estão na primeira infância.

“Esta fase merece um olhar cuidadoso, porque, nesse período, o ambiente ao redor tem grande influência na formação física, psíquica e emocional das nossas crianças. O adulto do futuro é a criança de hoje. Precisamos nos dedicar para que os adultos do futuro tenham todas as habilidades das quais são capazes”, afirmou a secretária.

Dentre as propostas previstas pelo Marco Legal da Primeira Infância, estão o direito de brincar, de ser cuidado por profissionais qualificados na primeira infância e de ser prioridade nas políticas públicas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..