A Prefeitura de Maceió vai encerrar, nesta quarta-feira (12), as atividades nos últimos dois locais que serviram temporariamente como abrigo para famílias afetadas pelas chuvas. Nas escolas Rui Palmeira e Antídio Vieira, as secretarias responsáveis estão encaminhando as pessoas acolhidas de volta para suas casas, oferecendo auxílio no transporte, enquanto os espaços estão sendo limpos e reorganizados para retomar as atividades normais.
Durante esse período chuvoso, Maceió prestou assistência a um total de 700 famílias em 7 abrigos, fornecendo alimentação diária, cuidados de saúde, serviços de limpeza, colchões, kits de higiene e outros serviços. Mais de 800 profissionais de diversas secretarias trabalharam em regime de revezamento para atender às demandas 24 horas por dia, totalizando aproximadamente 100 horas de acolhimento.
A operação foi coordenada diretamente pelo prefeito JHC, através da Coordenação Executiva Institucional da Prefeitura de Maceió, e garantiu um atendimento imediato à população afetada pelas chuvas, minimizando as perdas.
Em Maceió, não houve registros de óbitos durante essas ocorrências e o número de famílias atendidas pela Defesa Civil no primeiro semestre de 2023 foi inferior à metade do registrado no ano anterior. Esses resultados são fruto do trabalho de prevenção de desastres nas áreas de encostas realizado pelo Município, com um investimento de R$ 150 milhões.
"Conseguimos, dentro do prazo adequado, atender às famílias que precisaram deixar suas casas com urgência devido ao risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Graças ao planejamento da Prefeitura, que realizou um trabalho muito eficaz de prevenção nas áreas de encostas, não tivemos nenhuma fatalidade e o número de pessoas afetadas este ano foi significativamente menor. Com a visão humanitária do prefeito JHC, Maceió finalmente deu a devida atenção às pessoas que vivem em áreas de risco, evitando uma tragédia que os maceioenses infelizmente vivenciaram durante muitos anos", afirmou Claydson Mourinha, coordenador executivo do prefeito.