Nesta segunda-feira (10), a Equatorial realizou a segunda aula inaugural da Escola de Eletricistas 2023, desta vez no município de Arapiraca, localizado na região Agreste de Alagoas. O programa, que integra a plataforma de Sustentabilidade da Distribuidora, é inédito no interior do Estado e tem como objetivo a formação gratuita de profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O evento contou com a presença dos 25 alunos selecionados para a capacitação profissional, além de gestores da Equatorial Alagoas e representantes do Sistema Sesi Senai e empresa parceira Dínamo. Na oportunidade, o superintendente da concessionária, Thiago Attias, destacou a importância da expansão da Escola de Eletricistas para o interior do Estado e reforçou o papel social da empresa que contribui para a formação de mão de obra qualificada e transforma vidas.
“Quero desejar muito sucesso para os novos alunos. Aproveitem essa oportunidade que, com certeza, vai contribuir imensamente para o crescimento pessoal e profissional de todos vocês. Como podemos perceber, a Equatorial não se limita a distribuir energia elétrica e também promove desenvolvimento econômico e social por meio da educação de qualidade”, ressaltou o executivo. A Escola de Eletricistas atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 (Educação de Qualidade) e número 11 (Igualdade de Gênero), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma coleção de metas globais que contribuem para o desenvolvimento sustentável até 2030.
De geração em geração: quando o amor pela eletricidade fala mais alto
A arapiraquense Eduarda da Silva Barbosa era uma das mais animadas durante a aula inaugural em Arapiraca. A aluna disse que sempre gostou da área elétrica. “O meu pai é eletricista, então eu cresci vendo ele falando sobre o assunto e isso despertou em mim a vontade de conhecer, estudar e aprender mais sobre isso. Estou bem animada para o curso!”, falou ela, animada. “Eu quero estudar bastante para me destacar na profissão, pois eu quero provar que as mulheres também são capazes de serem o que quiser”, emendou.
Tiago Lauriano, gerente de operações da Dínamo Engenharia, empresa patrocinadora da bolsa para oportunidades profissionais para a turma de Arapiraca, reforçou o discurso de Eduarda e lembrou que, em 2022, o programa, que já qualificou mais de 400 pessoas nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, também contribuiu para a transformação da vida de mulheres alagoanas, o que reforça o compromisso dessa iniciativa com a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.
"Estamos muito felizes em poder contribuir para esse projeto. Muitos desafios estão por vir, mas tenho certeza que esse é apenas o início de uma trajetória profissional de sucesso”, finalizou.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas