Mais de 240 denúncias de maus-tratos a idosos foram verificadas pela SSP no primeiro semestre de 2023

10/07/2023 12:44 - Maceió
Por Redação*
Image

A Secretaria de Estado da Segurança Pública realizou, nos primeiros seis meses de 2023, um total de 242 visitas comunitárias através do Programa Pessoa Idosa Protegida. Essa iniciativa foi executada pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção e se baseou em informações recebidas por meio do Disque-denúncia, o 181.

Parte dessas denúncias foi investigada durante operações em larga escala promovidas pela SSP, incluindo uma realizada como parte da campanha Junho Violeta, que visava conscientizar e prevenir a violência contra os idosos. No total, foram registradas três prisões por casos de maus-tratos e abandono, sendo duas em Maceió e uma em Craíbas.

Entre essas prisões, destacam-se um homem que tentou tirar a vida de sua mãe após uma discussão e outro que agredia sua própria mãe, obrigando-a a entregar seu salário.

Além disso, houve um resgate de uma pessoa em situação de vulnerabilidade, um homem de 87 anos que apresentava várias lesões pelo corpo, estava debilitado, não falava e vivia confinado em uma cama úmida e com roupas sujas em uma casa no bairro Barro Duro, em Maceió. Esse caso foi registrado em janeiro deste ano, quando as equipes também encontraram outro idoso vivendo em condições indignas de sobrevivência no Vale do Reginaldo, também na capital alagoana.

Os casos mais recentes foram registrados no bairro Cidade Universitária e em Guaxuma. Na primeira localidade, uma senhora de 60 anos foi encontrada com um olho roxo e sangramento no nariz. Ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE) por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar. No Litoral Norte, uma idosa de 72 anos vivia em um colchão no chão da casa, sem condições adequadas de higiene, e apresentava quadro de desnutrição grave e caquexia. Ela foi levada para um abrigo.

O chefe de Prevenção da SSP, major Iran Rêgo, afirmou que todos os casos continuam sendo acompanhados pela secretaria, que também encaminha as situações para os Centros de Referência em Assistência Social (Creas) de cada região. Ele ressaltou a importância do trabalho conjunto em prol dos idosos, que muitas vezes são negligenciados pelos próprios filhos. Além disso, ele agradeceu às pessoas que denunciaram esses casos de maus-tratos, ressaltando que a participação da população é fundamental. A SSP está sempre atenta às demandas recebidas pelo Disque-denúncia e continuará dedicada ao cuidado de todos.

*com Agência Alagoas 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..