A cidade de Maceió foi incluída pelo Governo de Alagoas na lista de cidades em situação de emergência em decorrência das  chuvas. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (10). Com a inclusão da capital, o estado soma agora são 32 cidades em situação de emergência.

Para decretar a situação, o governo considerou "os impactos decorrentes do aumento das precipitações ocasionando danos humanos, materiais e ambientais, assim como os prejuízos públicos e prejuízos privados". O decreto tem validade de 180 dias de validade.

Em nota, a Prefeitura de Maceió afirmou que a cidade está preparada para o período chuvoso e que não havia necessidade de inclusão do município no decreto de emergência.

Confira a nota, na íntegra:

"A Prefeitura de Maceió tem feito todos os esforços para atender as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas, que têm provocado tantos estragos no estado de Alagoas e em parte do litoral nordestino. Desde 2021 o município desenvolve o programa Previne Maceió, que atua durante o ano inteiro com ações de planejamento e prevenção. Foi implementado um conjunto de ações, que envolve todas as secretarias, minimizando os efeitos do período e garantindo assistência à população que mais precisa.

A Prefeitura reforça que decretos de emergência são bastante graves e só devem ser adotados diante de situações extremas. A gestão trabalha com seriedade e entende que esse padrão de decreto não deve ser assinado apenas visando extrair recursos da União ou do Estado. A cidade está preparada para o que se apresentou até o momento. O decreto de emergência é para quem precisa e muitos municípios alagoanos foram severamente afetados por enchentes. Maceió continuará trabalhando, alerta, e mantendo a população informada sobre os fato."

Em Alagoas, 25.313 pessoas foram atingidas de alguma forma pelas ações da chuva. Segundo o último boletim divulgado, ao todo, são 3.650 desabrigados e 21.662 desalojados. Uma homem morreu morreu em Joaquim Gomes, levado pela enxurrada.

Foram afetados os seguintes municípios: São Miguel dos Milagres, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Maceió, Satuba, Marechal Deodoro, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Branquinha, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Viçosa.