Setor de alimentação fora do lar impulsiona economia local com crescimento de empregos em AL

09/07/2023 08:06 - Maceió
Por Laura Albuquerque* e Rebecca Moura*
Image

O setor de Alimentação Fora do Lar apresentou um crescimento significativo no mercado de trabalho, superando as médias gerais do país. Especificamente em Alagoas, registrou-se o maior crescimento em termos percentuais durante o ano de 2022. Essas informações são baseadas nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

De acordo com os dados mais recentes, houve um aumento de 1,2% no número de empregos no setor de Alimentação Fora do Lar em um período de 12 meses, enquanto os demais setores apresentaram um crescimento geral de 0,9%.

Geração de renda e empregos

Foto: cortesia ao CM

Em entrevista ao CadaMinuto, Marcus Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) em Alagoas, comentou sobre o notável aumento de empregos no setor de alimentação fora do lar no estado.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor registrou o maior crescimento percentual em Alagoas durante o ano de 2022.

Batalha ressaltou que o turismo em Alagoas desempenhou um papel fundamental para que o estado acompanhasse a tendência nacional do setor de serviços. Ele explicou: "Maceió e Alagoas estão se fortalecendo cada vez mais, o que contribuiu para que o estado acompanhasse essa tendência nacional no setor de serviços".

Os benefícios desse crescimento de empregos vão além da geração de renda. De acordo com Batalha, o aumento do número de pessoas empregadas faz com que o dinheiro circule na economia local, impulsionando o comércio como um todo. Ele analisou: "O principal benefício é a renda. A renda impulsiona toda a economia e o impacto gerado por isso é bastante significativo".

No que se refere à qualificação profissional, é enfatizado pelo presidente da ABRASEL, Marcus Batalha, o papel fundamental desempenhado pela associação no apoio aos bares e restaurantes de Alagoas. Ele destaca a importância da capacitação e formação como um ponto principal, com a ABRASEL demonstrando grande preocupação com o mercado de trabalho e, principalmente, com a qualificação dos colaboradores.

Batalha ressalta que a associação está constantemente preocupada com a qualificação dos colaboradores, tendo estabelecido parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Instituto Manda Ver. “Através dessas parcerias, são identificadas as principais demandas do mercado, possibilitando a formação de turmas em áreas como pizzaiolo, auxiliar de cozinha e garçom”.

Além disso, o presidente menciona a importância de programas governamentais, como a Escola do Turismo, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o sindicato de hotéis e restaurantes.

A ABRASEL incentiva seus associados a participarem desses programas e também organiza eventos, como a Semana do Conhecimento, que oferece oficinas e palestras com o objetivo de capacitar tanto os empresários quanto os colaboradores do setor.

Além do aumento de empregos, o setor de bares e restaurantes tem impactado positivamente a economia de Alagoas de outras maneiras. Batalha destaca que a gastronomia local fortalece o destino turístico do estado, mostrando que o turismo vai além das belas praias.

"O turismo não se resume apenas a praia e sol, é um conjunto de tudo isso. O setor traz essa força e contribui para a economia e o turismo, refletindo no desenvolvimento econômico do estado", avalia Batalha.

O setor de bares e restaurantes tem desempenhado um papel significativo na movimentação econômica, gerando renda não apenas por meio de empregos formais, mas também através do empreendedorismo, especialmente entre os microempreendedores individuais (MEIs).

Marcus Batalha acredita que as perspectivas para os bares e restaurantes de Alagoas em termos de geração de empregos, renda e fortalecimento do setor são muito promissoras. Ele declara: "Esperamos que este ano seja semelhante ao ano passado. Apesar de estarmos na baixa temporada, já conseguimos gerar 270 empregos até o momento".

Segundo Batalha, o setor de bares e restaurantes se consolida como uma importante fonte de empregos e contribui para o desenvolvimento econômico do estado, impulsionando o turismo e estimulando a circulação de renda local.

"Estamos muito otimistas em relação às contratações para este ano. A alta temporada ainda está por vir e certamente o setor irá contratar significativamente", afirma o presidente.

Valorização comercial

Foto: Cortesia ao CM

Em Maceió, Carlos Antônio, um dos sócios proprietários do bar Boteco do Cervejeiro, compartilha informações sobre o processo de contratação ocorrido no último trimestre no estabelecimento, localizado no bairro do Graciliano Ramos, na parte alta da cidade. Ele destaca o importante papel desempenhado pelo bar na valorização comercial da região.

Carlos ressalta que o Boteco tem contribuído para o desenvolvimento econômico local, gerando novos empregos e estimulando a chegada de outros empresários do setor.

O sócio menciona que não esperava que o bar alcançasse a dimensão atual e revela que, em outubro deste ano, o estabelecimento completará três anos desde a sua inauguração.

Além disso, Carlos revela que, somente no último trimestre, foram contratados três novos funcionários e, devido à expansão com a inauguração da nova estrutura em setembro, há expectativa de contratar mais pessoas ainda este ano.

"A reforma que estamos realizando inclui não apenas melhorias na área de vendas, mas também uma nova cozinha, banheiros renovados e um estoque mais eficiente. Portanto, são vários fatores que, de uma forma ou de outra, contribuem para movimentar a economia local", explica Carlos.

A expansão do Boteco do Cervejeiro reflete uma tendência de descentralização da mão de obra e da prestação de serviços na capital, que anteriormente estavam mais concentrados nos bairros da parte baixa de Maceió.

Oportunidades

Foto: Cortesia ao CM

Essa tendência positiva está gerando oportunidades de emprego para diversas pessoas, incluindo José Márcio de Araújo Cruz, um garçom de 47 anos que trabalha no Boteco desde 2021.

José Márcio compartilha sua responsabilidade como garçom e destaca a importância do relacionamento com os clientes do estabelecimento. Ele afirma: "Minha responsabilidade é proporcionar um excelente atendimento aos clientes, pois são eles os responsáveis pelo nosso sucesso".

Embora tenha trabalhado anteriormente em um restaurante japonês e em uma churrasqueira em uma área nobre, José Márcio descobriu que sua verdadeira paixão está no contato direto com o público. Ele comenta: "Eu realmente gosto de interagir com as pessoas, especialmente nos fins de semana, quando a casa está cheia de clientes".

José Márcio enfrenta diariamente o desafio de conquistar cada novo cliente, buscando incentivá-los a retornar e trazer consigo novos clientes. Ele ressalta: "A recompensa para mim é quando um cliente elogia nosso trabalho, pois isso significa muito, pois sei que estou dando o meu melhor".

*Estagiárias sob a supervisão

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..