Frente de oposição a JHC na Câmara de Maceió parece longe de se consolidar

09/06/2023 13:49 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Desde o mês passado que é prometida, pelo MDB palaciano, uma frente de oposição ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), dentro da Câmara Municipal de Maceió. 

 

As articulações desse grupo estão sendo comandadas pelo ex-deputado estadual Davi Maia (União Brasil), que já foi um aliado de JHC, mas hoje se encontra ao lado do governador Paulo Dantas (MDB) e do senador Renan Calheiros (MDB).

 

Por sinal, conforme informações de bastidores, Maia só não deixou ainda o União Brasil por conta da possibilidade de assumir o mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Sair da legenda seria perder a suplência. Desde então, o ex-parlamentar tem se esforçado para trazer vereadores da capital alagoana para dentro da oposição. 

 

No início, era prometida uma frente com pelo menos 10 edis. No entanto, até o presente momento, apenas dois vereadores seguem tendo fortes discursos de oposição: Joãozinho (PSD) e Gaby Ronalsa (PV). 

 

É válido frisar, entretanto, que Joãozinho se encontra na oposição desde o início de seu mandato, em razão de seus posicionamentos políticos e da ligação com o atual secretário estadual de Infraestrutura, Rui Palmeira (PSD). Ronalsa aderiu ao lado “emedebista” antes mesmo da formação de uma “frente”.

 

Fora a dupla, outros edis – tidos como possíveis opositores – sempre tiveram um discurso de “independência”, como é o caso de Teca Nelma (PSD). 

 

O bloco palaciano buscou nomes como o de Siderlane Mendonça (PL) – ex-líder do governo JHC na Casa – mas este reafirmou sua posição de base governista. 

 

Um dos nomes do MDB, Olívia Tenório, chegou a ser contabilizada na oposição, mas JHC conseguiu mantê-la na base. Outros emedebistas afrontaram o senador Renan Calheiros. É o caso do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto (MDB), e de Chico Filho (MDB), que assumiu a liderança do prefeito no Legislativo.

 

O bloco articulado por Davi Maia chegou a contar com Cal Moreira (PV), mas o edil estreitou laços com JHC. 

 

 

Em resumo: a vida de Maia para montar o palanque da oposição dentro do Legislativo municipal não é fácil, pois nem os emedebistas querem se indispor. Raros são os discursos de oposição que não venham de Joãozinho e Gaby Ronalsa.

 

Nessa semana, um episódio deixou isso muito claro: o vereador Alan Balbino (PSD) foi à tribuna criticar os gastos do prefeito JHC com o milionário São João de Maceió, mas foi rechaçado pela maioria dos colegas, incluindo a emedebista Silvânia Barbosa, que defendeu os festejos juninos. Balbino só encontrou “ressonância” em Joãozinho. O que era para ser um ataque ao prefeito, politicamente não funcionou. 

 

Nos bastidores, a postura de Balbino foi lida como uma questão política, uma vez que é suplente do secretário de Estado da Prevenção e Violência, Kelmann Vieira. Ou seja: se Balbino não for oposição, corre o risco de perder a cadeira para o retorno de Vieira. 

 

O petista Doutor Valmir – que faz parte de uma agremiação que é base do governo de Paulo Dantas (MDB) – também tem sido discreto quando o assunto é ser “oposição”. 

 

Se Maia achava que seria fácil cooptar os vereadores, eis que se encontra com uma árdua missão nas mãos, inclusive não conseguiu – como havia prometido – lançar uma frente de oposição de forma pública. 

 

Pelo menos, até aqui, JHC tem conseguido ganhar essa batalha pelos espaços dentro do Legislativo municipal. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..