Em visita a Pão de Açúcar pesquisadores descrevem município como Rota Efetiva do Cangaço

30/05/2023 14:51 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Na última sexta,  Pão de Açúcar,  Sertão de Alagoas, recebeu pesquisadores ligados a Rota do Cangaço  de Lampião, e membros da gestão municipal, que juntos percorreram pontos por onde deu os últimos momentos do grupo ligado a Virgulino Ferreira  da Silva, vulgo Lampião, na zona rural do município. 

Estiveram presentes Patricia Oliveira, idealizadora do projeto Santa Cruz da Ponta da Serra, um dos maiores destinos turísticos de base comunitária do Brasil; Timóteo Domingos, Chef de cozinha, escritor e palestrante, especialista em gastronomia regional; Abraão Trabassos, assessor da Sec. de Cultura de Canindé do São Francisco; Fábio Henrik, empresário e que atua no ramo de inovação 3me turismo no sertão alagoano.

O Cangaço na região

Na Fazenda Bom Nome, registra-se a chegada de Benjamin Abrahão em 1936, com um documento de referência do Padre Cícero Romão de Juazeiro, ele é recebido por Flávio Rodrigues Correia, que o encaminha até o bando de Lampião, que após algumas desconfianças resolve aceitar a produção dos registros de imagem que se têm hoje.

Na Fazenda Beleza, o fato referência foi o nascimento do filho de Corisco e Dadá, Sílvio Bulhões, que conforme amplos registros, constatou-se o seu nascimento por volta de 1932, sendo daí levado para ser criado pelo Padre Bulhões em Santana do Ipanema.

O grupo ainda conheceu a Fazenda Cuidado e Fazenda Emendadas, que preserva ainda casarões da época do Cangaço e que retratam as passagens que por alí aconteciam.

A ação objetiva incentivar o turismo de base comunitária, com destinos e ações que proporcionem o turismo de experiência, pedagógico e de aventura, no sentido de apresentar o local como rota turística capaz de atrair muitos turistas por ano.

Esse roteiro apresenta uma diversidade de práticas e ações do cangaço nessa região localizada nas proximidades da Fazenda Emendadas e Bom Nome, o que certamente atrairá um publico fiel que visita com recorrência os destinos por onde passou Lampião e seu bando.

Acompanharam o grupo, a superintendente de Turismo do município, Íria Souza, responsável pelo projeto do Turismo Rural Ecológico; o biólogo Robério Correia e o vereador, Dyego Correia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..