Bloco palaciano quer lançar “frente” de oposição a JHC com pelo menos 10 vereadores

19/05/2023 13:23 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Conversei, na manhã de hoje, 19, com uma fonte muito ligada ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), sobre a investida do “bloco palaciano” na formação de uma “frente de oposição” na Câmara Municipal de Maceió.

 

De acordo com a fonte, os diálogos já se encontram bastante avançados com oito vereadores, que – ainda segundo este “amigo” de Paulo Dantas – passariam a integrar a oposição ferrenha ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). 

 

O objetivo, entretanto, é fechar um bloco com pelo menos 10 vereadores até a próxima semana. 

 

A estratégia palaciana é dar visibilidade total a frente formada, inclusive tendo nome: “Frente em Defesa de Maceió”.  Bem, essa é a ideia do nome…

 

Com isso, segundo o articulador desta frente, se une um grupo como bloco suprapartidário, inclusive elegendo um “líder da oposição” dentro da Câmara de Maceió para confrontar o atual líder do governo, que é o vereador Chico Filho (MDB), provocando debate sobre múltiplos temas.

 

O interessante é que a frente de oposição não contará com nomes do MDB de Paulo Dantas, pois esses seguirão na base do prefeito JHC, como é o caso do próprio Chico Filho e do presidente da Casa de Mário Guimarães, Galba Netto (MDB).

 

A fonte não quis antecipar o nome dos oito vereadores já com “diálogos avançados”.

 

“Não queremos antecipar nomes para que não haja contra-ataque, mas já são oito vereadores e pretendemos chegar a 10. Inclusive, pensamos em lançar essa frente já na próxima semana. Queremos uma frente forte. Eles(os vereadores que optarem pela oposição) entenderam que farão parte de um projeto político consolidado e que não estarão abandonados, mas fazendo parte de um time com um objetivo”, colocou ainda.

 

O “articulador” da frente avalia que esse novo momento da Câmara de Maceió já pode ser sentido nos bastidores. “O prefeito tem ouvido críticas dentro do parlamento, não é mais uma voz uníssona. Vimos isso nesse estopim que surgiu pela questão da escola de Samba, Beija-Flor, que resultou em cobranças”.

 

Quanto ao retorno do vereador Kelmann Vieira, que atualmente é o secretário estadual de Prevenção à Violência, foi dito o seguinte: “O Kelmann é uma peça importante pela experiência que possui em relação à Câmara. Ele já ocupou a presidência, possui trânsito. Mas o mandato pertence a ele e envolve uma escolha dele também, mas acho que podemos compor com o Alan Balbino (suplente que se encontra no lugar de Viera)”. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..