A customização foi um movimento que ganhou o mundo ainda nos anos 60, com uma crescente entre os jovens de 1990 pela necessidade de ter algo único e personalizável. Também presente nessa demanda, os toy arts, conhecidos como os colecionáveis feito para todas as idades, conjuntamente representam a febre da customização.
Ainda que a prática seja atribuída a algo feito e usufruído no exterior, alguns nomes buscaram primeiro conquistar o público brasileiro antes de enfrentar águas mais profundas e longe de seu território de origem. Assim, o artista Geraldo Lopes buscou consolidar a marca Geo Toy ainda no país, abrindo os olhos dos conterrâneos para uma arte única e contemporânea.
Com tamanho sucesso no Brasil, a expansão da marca se tornou natural e cada vez mais urgente. O lugar escolhido, Estados Unidos, não era desconhecido para Geraldo, que tinha um objetivo de buscar conhecimento e reconhecimento dentro de um público bem rigoroso.
“O mercado americano é muito exigente e mais competitivo que o brasileiro. Quando atingimos um reconhecimento do público brasileiro e todas as parcerias que fizemos até hoje, decidimos que seria a hora de buscar novos horizontes”, conta o artista.
Entrar no mercado americano também foi algo desafiador tanto para a empresa quanto para o designer, que ressalta a necessidade de aprimorar os detalhes e acabamento dos toy arts nesse novo segmento.
Apesar das dificuldades, a marca está em fase de testes em solo estadunidense, com alguns trabalhos sendo expostos em lojas de shoppings para averiguar qual melhor rumo prosseguir com as vendas e qual público alvo será o foco da Geo Toy nos Estados Unidos.
O designer ressalta que as diferenças sociais e culturais são o principal ponto de estudo sobre as linhas de produção que serão desenvolvidas especialmente para o mercado americano. “Os interesses variam de acordo com cada região ou país. Nos Estados Unidos estamos explorando um pouco mais a linha de basquete e futebol americano, por ser uma paixão nacional bem consolidada”, comenta.
Mesmo que a presença física do ateliê na cidade de Dallas tenha somente um mês de existência, Geraldo Lopes salienta que a expectativa é fechar grandes parcerias nos Estados Unidos e que, apesar de estar focado no mercado americano e brasileiro, a expansão para outros locais como Europa e Ásia não estão descartadas em um futuro próximo.
Sobre o crescimento da marca, rompendo fronteiras, o artista não nega que é um marco importante para a carreira, sobretudo na consolidação da empresa e do trabalho como toy designer. “Ir para os Estados Unidos agrega mais autoridade e valor aos nossos produtos e mai