Eleições de 2016 em Maceió

02/05/2023 11:55 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 2016 em Maceió

Na Eleição Municipal de 2016, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Renan Filho (PMDB) e do Município de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).

Fatos importantes nas eleições de 2016 em Maceió (Primeiro Turno) 

1) O Prefeito Rui Palmeira (PSDB) foi o primeiro colocado com uma votação de 197.134 votos (46,86%) e seu vice foi Marcelo Palmeira (PP). Apoiado numa imagem de político ético e limpo, utilizando bem as redes sociais e o guia eleitoral, excelente performance nos debates e o distanciamento nas pesquisas em relação aos outros candidatos determinaram o primeiro lugar. 

2) O Deputado Federal Cícero Almeida (PMDB) foi o segundo coloca[1]do com uma votação de 104.036 votos (24,73%) e seu vice o Deputado Estadual Galba Novaes (PMDB). Com uma campanha mal conduzida durante o processo eleitoral, quase foi ultrapassado na reta final pelo candidato JHC. 

3) O Deputado Federal JHC (PSB) foi o terceiro colocado com uma votação de 91.650 votos (21,78%) e seu vice foi Henrique Arruda (PSL). Com apenas 51 segundos no guia eleitoral e sem nenhuma estrutura de campanha, mesmo assim seu desempenho foi excelente e por 2,95% não chegou ao segundo turno. 

4) Gustavo Pessoa (PSOL) foi o quarto colocado com uma votação de 12.924 votos (3,07%) seu vice foi Magno Francisco (PSOL). Com apenas 13 segundos no guia eleitoral, sem poder participar dos debates já que seu partido não tinha a representação mínima de 10 parlamentares na Câmara Federal e sem nenhuma estrutura de campanha, foi a revelação do pleito eleitoral, conseguindo ficar à frente do Deputado Paulão (PT). 

5) O Deputado Paulão (PT) foi o quinto colocado com uma votação de 10.267 votos (2,44%) e seu vice foi o ex-Vereador Ricardo Barbosa (PT). O impeachment da Presidenta Dilma e a Operação Lava Jato determinaram a grande derrota do PT em todo o Brasil e consequentemente a inexpressiva votação do candidato. 

6) Lobão (PR) foi o Vereador mais votado, com uma votação de 24.969 votos. Lobão definiu assim a sua extraordinária votação: “Nossa campanha foi papel, muitos voluntários, internet, um carro de som rodando a música, além da junção de duas coisas: projetos realizados e novas ideias. Se nós já tínhamos realizações sem cargo, a população entendeu que era possível com um mandato. O apoio que eu recebi foi único e exclusivamente do Fundo Partidário do PR”.

Fatos importantes nas Eleições de 2016 em Maceió (Segundo Turno)

1) Os candidatos JHC (PSB), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulão (PT) não apoiaram nenhum dos dois candidatos que foram para o segundo turno. 

2) Rui ganha no primeiro turno com uma diferença do Cícero de 93.098 votos (22,3%). Mesmo com essa grande diferença, já na segunda-feira dia 03 de outubro após a eleição, Rui já iniciava a campanha de rua, enquanto Cícero só iniciou a sua campanha de rua uma semana após o resultado do primeiro turno. 

3) Rui elegeu os 11 vereadores mais votados e no segundo turno todos continuaram engajados e coesos como fizeram no primeiro turno. Enquanto Cícero elegeu apenas 5 vereadores na sua coligação os quais não estiveram engajados nem no primeiro nem no segundo turno, ao contrário dos aliados de Rui. 

4) Cícero melhorou no segundo turno no programa do guia eleitoral, onde começou a divulgar as suas realizações no período em que foi gestor do município, coisa que não fez no primeiro turno, porém, isso não foi suficiente para mudar o quadro eleitoral, e é bom lembrar que o guia eleitoral perdeu a força que tinha no passado, em que as redes sociais hoje têm mais influência do que o próprio guia eleitoral. Além disso, não tivemos nenhum fato relevante para ter mudado o resultado a seu favor. 

5) Debates: 

1º Debate: Dia 18-10 (terça-feira) 

Hora: 12 h 

Realização: TV Pajuçara 

Esse debate teve curta duração e foi no horário inusitado, por isso causou pouca influência nos eleitores. Apesar desses fatos o candidato Rui Palmeira apresentou-se sempre seguro nas suas colocações, em detrimento do candidato Cícero Almeida, que se apresentou extremamente nervoso. Se fosse para eleger um vitorioso no debate, seria o candidato Rui Palmeira. 

2º Debate: Dia 25-10 (terça-feira) 

Hora: 21:30 h 

Realização: TV Ponta Verde 

Esse debate foi mais longo, com mais blocos, com muitas acusações entre os candidatos e poucas propostas, porém, o candidato Rui Palmeira teve um desempenho muito melhor do que o candidato Cícero Almeida. Por ser um horário tarde da noite e pela pouca audiência da TV, por isso causou pouca influência nos eleitores. 

3º Debate: Dia 28-10 (sexta-feira) 

Hora: 22:30 h 

Realização: TV Gazeta 

Esse debate foi o mais aguardado e é o mais tradicional, em virtude da grande audiência da TV Gazeta (Rede Globo). O debate foi uma repetição dos outros dois debates, com muitas acusações e poucas propostas, porém, o candidato Rui Palmeira mais uma vez teve um melhor desempenho. Apesar do debate ser o de maior audiência entre os três, não causou quase nenhuma influência na decisão dos eleitores. Por quê? 1) Horário muito avançado da noite, 2) Muito próximo das eleições, e consequentemente tiveram poucos dias para repercutir, 3) A maioria do eleitorado havia definido o seu candidato e, além disso, já estava muito próximo da eleição, o número de indecisos era muito pequeno e não alteraria o resultado das eleições 

6) Pesquisas: 

Todas as pesquisas realizadas pelos institutos (Paraná Pesquisa e Ibope) deram no segundo turno uma larga vantagem para o candidato Rui Palmeira. O que mais influencia o eleitorado, além de fatos relevantes para decisão do seu voto são as pesquisas eleitorais. E elas foram decisivas para a vitória do candidato Rui Palmeira.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..