Paraná Pesquisa avalia disputa pela Prefeitura: JHC lidera em dois cenários

18/04/2023 11:32 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, na manhã de hoje, 18, números da disputa pela Prefeitura de Maceió caso as eleições fossem neste momento. O prefeito da capital alagoana João Henrique Caldas, o JHC (PL), aparece como líder em dois cenários. 

 

No primeiro, JHC teria 48,4% das intenções de votos. Em segundo lugar estaria o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil), com 18,3%. Na terceira posição aparece o atual secretário estadual de Infraestrutura, Rui Palmeira (PSD), com 8,6%. 

 

O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) surge com 6%. 

 

Já no segundo cenário, JHC segue na liderança com 49,5%. Alfredo Gaspar de Mendonça vem logo em seguida com 17,5%. A novidade deste cenário é o nome do também deputado federal Fábio Costa (Progressista), que vem com 10%. 

 

Rui Palmeira fica com 8,6% e o deputado federal Rafael Brito teria 2,3%. 

 

É válido ressaltar que ainda é muito cedo para uma leitura aprofundada de cenário, mas a pesquisa não deixa de mostrar uma tendência com esse retrato de momento. Além disso, apesar do favoritismo de JHC, há adversários que estão no jogo, como é o caso de Alfredo Gaspar de Mendonça.

 

Um outro fato interessante é que o cenário mostra um embate que já ocorreu no passado. Quando JHC foi eleito prefeito de Maceio, seu principal adversário foi Alfredo Gaspar de Mendonça. Naquele momento, Gaspar de Mendonça foi candidato pelo MDB e com o apoio do ex-governador e e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) e também do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD). 

 

O levantamento do Paraná Pesquisa ainda traz a avaliação da gestão de JHC. Segundo o Instituto, 56,6% dos entrevistados consideram a gestão de JHC ótima/boa e apenas 15% a rejeitam. 

 

Em relação à aprovações, em Maceió, o governador Paulo Dantas (MDB) conquistou 49,9% de aprovação contra 45% de desaprovação.  Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a sondagem, tem 51,5% de aprovação ante 45% de desaprovação. O Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores maceioenses entre 13 e 16 de abril. A margem de erro do levantamento é de 3,5%.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..