Eleições de 2012 em Maceió

17/04/2023 12:06 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 2012 em Maceió 

Na Eleição Municipal de 2012, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Teotônio Vilela Filho (PSDB) e do Município de Maceió, Cícero Almeida (PP).

 

Fatos importantes nas Eleições de 2012 em Maceió 

1) Com a decisão do juiz da Primeira Zona Eleitoral de Maceió, Erick Costa Oliveira, de indeferir o registro da candidatura do candidato Ronaldo Lessa (PDT) para Prefeito e o pleno do TRE manteve a de[1]cisão, foi determinante para o candidato despencar nas pesquisas. Na pesquisa do IBOPE, em agosto, Rui aparecia com 30% e na de setembro saltou para 48%, enquanto Ronaldo despencou de 28% para 22%. 

2) O Prefeito Cícero Almeida (PEN), com mais de 78% de aprovação do eleitorado, era um dos principais trunfos para alavancar a candidatura de Ronaldo Lessa, porém, não pôde mais aparecer no guia eleitoral do rádio e da TV por determinação da Justiça Eleitoral. Como o partido do Prefeito não fazia parte da coligação do “Chapão”, ele ficou impedido de aparecer no guia eleitoral de acordo com o Artigo 43 da resolução 23370, do Tribunal Superior Eleitoral, de 2011. O juiz Domingos Araújo Neto, que estava à frente da propaganda eleitoral de Maceió, explicou: “A resolução afirma que só podem participar da Propaganda Eleitoral do rádio e da TV os filiados aos partidos que compõem a coligação em apoio ao candidato”. O Prefeito Cícero Almeida trocou o Partido Ecológico Nacional (PEN) pelo PSD e voltou a aparecer no guia eleitoral. 

3) O registro da candidatura do ex-Governador Ronaldo Lessa (PDT) foi negado por unanimidade pelo pleno do TSE, no dia 4 de outubro, faltando exatamente três dias para a eleição. Com a saída de Lessa do pleito, a preferência dele era que o vice Mosart Amaral (PMDB) assumisse o seu lugar, porém o PMDB em nota publicada no dia 5 de outubro, deixava claro que não haveria possibilidade de assumir a candidatura para Prefeito a menos de dois dias das eleições. Essa decisão do PMDB causou ressentimentos no ex-Candidato Ronaldo Lessa (PDT). O ex-Deputado Federal Jurandir Bóia (PDT) passou a ser o candidato a Prefeito e o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT) o vice. 

4) O Deputado Federal Rui Palmeira (PSDB) foi eleito no primeiro turno com uma votação de 230.129 votos (57,41%) e seu vice foi o Vereador Marcelo Palmeira (PP). Ele simbolizava o novo e significava mudança; enquanto o seu principal adversário simbolizava o velho e significava o atraso. Essa foi a tônica da sua campanha e o registro da candidatura de Ronaldo Lessa sendo negado pelo TSE, decretou a sua vitória. 

5) O ex-Deputado Jurandir Bóia foi o segundo colocado com uma votação de 50.874 votos (12,7%). Essa votação é consequência dos erros de percurso do “Chapão” ao longo do processo eleitoral. 

6) O Vereador Galba Novaes (PRB) foi o terceiro colocado com uma votação de 41.615 votos (10,4%). Sem conseguir ampliar a sua base eleitoral, limitada no Tabuleiro do Martins, o candidato não teve uma boa performance no pleito. 

7) O Deputado Estadual Jeferson Moraes (DEM) foi o quarto colocado com uma votação de 40.015 votos (9,98%). Acreditando que poderia ser um novo Cícero Almeida, Jeferson não entendeu que o cenário era completamente diferente, não tinha a mesma presença de Cícero e quando despencou nas pesquisas, foi abandonado pelos correligionários. 

8) Alexandre Fleming (PSOL) foi o quinto colocado com uma votação de 20.561 votos (5,13%). Em todas as pesquisas ele aparecia com uma média de 2% das intenções de votos, porém, com uma boa performance no guia eleitoral, caindo na graça da simpatia do eleitorado jovem e com os votos que migraram do ex-candidato Ronaldo Lessa, determinaram o seu crescimento na reta final. 

9) A Deputada Federal Rosinha da Adefal (PT do B) foi a sexta colocada com uma votação de 10.022 votos (2,5%). Nas eleições municipais de 2008, Rosinha da Adefal foi candidata a Vereadora e obteve 8.698 votos e foi a quinta entre os vinte e um eleitos. Na eleição de 2010 foi candidata a Deputada Federal e obteve 90.021 votos e foi a sexta entre os nove eleitos. Na eleição de 2012 foi candidata a Prefeita e obteve apenas 10.022 votos (2,5%). Rosinha não fez a leitura de que o momento era inadequado para ser candidata à Prefeitura de Maceió. Amargou uma humilhante votação. 

10) A Vereadora Heloísa Helena (PSOL), apesar de não repetir a mesma performance da eleição de 2008, mais uma vez foi a Vereadora mais votada, com uma votação de 19.216 votos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..