Eleições de 2008 em Maceió

03/04/2023 11:50 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 2008 em Maceió

Na Eleição Municipal de 2008, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Teotônio Vilela Filho (PSDB) e do Município de Maceió, Cícero Almeida (PP).

Fatos importantes nas Eleições de 2008 em Maceió 

1) O Prefeito Cícero Almeida (PP) foi reeleito no primeiro turno com uma votação de 319.831 votos (81%) e sua vice foi Lourdinha Lyra (PTB). Em todas as pesquisas liderou com mais de 80% a preferência do eleitorado. Com uma gestão de excelente aprovação, a eleição de Cícero foi praticamente uma aclamação. Ele foi o Prefeito de capital mais bem votado do Brasil.

 2) O Deputado Estadual Judson Cabral (PT) foi o segundo colocado com uma votação de 41.948 votos (10%) e sua vice foi Vanda Menezes (PDT). Durante a campanha tentou ligar a sua imagem à do sucesso de administrações do PT em prefeituras de outras capitais do País e ao ícone do partido: O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, porém essa tentativa não funcionou. Outros fatores que contribuíram para a inexpressiva votação, foi as disputas internas do PT e a falta do engajamento do PDT na campanha. O ex-Governador Ronaldo Lessa (PDT), a principal liderança do PDT, praticamente não se envolveu na campanha.

 3) A advogada Solange Jurema (PSDB) foi a terceira colocada com uma votação de 23.813 votos (6%) e seu vice foi Regis Cavalcante (PPS). Desconhecida da grande população, nos eventos, muitas críticas e poucas propostas concretas. Nos debates, a candidata mostrou nervosismo, talvez fruto da inexperiência eleitoral e a imagem negativa do Governo Estadual determinaram a baixíssima votação. 

4) A ex-Senadora Heloísa Helena (PSOL) foi a vereadora mais votada. Sua votação foi de 29.516 votos. Sua excelente votação ajudou a eleger o companheiro de partido Ricardo Barbosa com apenas 453 votos. Política íntegra e coerente ao longo da sua história, determinaram a expressiva votação.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..