Em Maceió, nomes do MDB estão bem próximos de JHC…

24/03/2023 13:09 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O “xadrez político” alagoano sempre teve as suas curiosidades. Eis o relato de uma delas nos parágrafos abaixo:

 

Não é segredo para ninguém que o MDB do governador Paulo Dantas, do ex-governador e atual ministro Renan Filho, e do senador Renan Calheiros está no campo oposto ao do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). 

 

Inclusive, os emedebistas devem entrar na disputa pela Prefeitura de Maceió, ainda que – conforme as pesquisas mais recentes – JHC seja o candidato mais forte, ultrapassando os 40% das intenções de votos. Há nomes no MDB para isso, como o deputado federal Rafael Brito, o deputado estadual Alexandre Ayres ou até mesmo aliados de outras legendas, como ex-prefeito e atual secretário estadual de Infraestrutura, Rui Palmeira (PSD).

 

Em recente entrevista a este blog, o próprio JHC afirmou que a “tendência”, em relação a uma disputa eleitoral futura, é manter ao mesmo lado o grupo que andou junto em 2022. Porém, parece haver entraves para a reaproximação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL) e o chefe do Executivo municipal. 

 

As ventilações das indicações dos ex-deputados estaduais Davi Davino (Progressista) e Jó Pereira (PSDB) foram arrefecendo e a “reforma administrativa” ainda é aguardada. 

 

Enquanto isso, há nomes do MDB que se aproximam do prefeito JHC, inclusive sendo citados em possíveis alianças políticas futuras. É o caso, por exemplo, do presidente da Câmara Municipal de Maceió, o vereador Galba Netto (MDB). O edil já foi até cotado, nos bastidores políticos, como possível vice de JHC. 

 

É válido frisar que Galba Netto foi o candidato de JHC à presidência da Casa. A relação entre ambos sempre foi harmônica e estreita em que pese o prefeito já ter enfrentado dificuldades no parlamento, como no caso da votação de seus primeiros vetos, ainda no primeiro ano de mandato do chefe do Executivo municipal.

 

Na Câmara Municipal, o MDB possui a maior bancada. Natural que o prefeito busque a valorização destes edis busquem na “correlação de forças”. 

 

Agora, mais um nome do MDB estreita laços com a prefeitura. JHC decidiu trocar sua liderança na Câmara: sai o vereador Siderlane Mendonça (PL) e assume o posto Chico Filho (MDB). 

Coisas de Alagoas. Se no marco, JHC e os Renans não se “bicam”, em um universo mais micro, surgem aproximações. Se estes estreitamentos renderão, no futuro, mudanças ou não de legendas, aí é outra história… 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..