Eleições de 2004 em Maceió

20/03/2023 11:50 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 2004 em Maceió

Na Eleição Municipal de 2004, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Ronaldo Lessa (PSB) e do Município de Maceió, Kátia Born (PSB).

Fatos importantes nas Eleições de Maceió (Primeiro Turno) 

1) O Deputado Estadual Cícero Almeida (PDT) foi o mais votado com uma votação de 140.874 votos (42,55%) e sua vice foi Lourdinha Lyra (PTB). Em todas as pesquisas do primeiro turno, Cícero liderou a corrida eleitoral em todos os institutos de pesquisas. Ainda não eram proibidos pela Justiça Eleitoral, outdoor, camisas e showmícios. Patrocinado pelo industrial e Deputado Federal João Lyra, sua campanha foi uma das mais caras ao longo da história em Alagoas. Maceió foi poluída de outdoors e camisas do candidato e as principais estrelas do axé da Bahia estiveram nos seus showmícios. Além dessa megaestrutura de campanha, o desgaste da Prefeita Kátia Born e o grande apelo popular do candidato foram determinantes para uma fácil vitória de Cícero. 

2) O vice-Prefeito Alberto Sextafeira (PSB) foi o segundo colocado com uma votação de 90.123 votos (26,65%) e seu vice foi José Roberto (PT). Apesar do profundo desgaste da gestão da Prefeita Kátia Born, a estrutura da máquina do Município e do Estado a seu favor, colocaram Sextafeira no segundo turno. 

3) O Médico José Wanderley (PMDB) foi o terceiro colocado com uma votação de 67.543 votos (19,97%) e seu vice foi o Vereador Jorge VI (PSDB). Apesar de ter o apoio dos Senadores Renan Calheiros (PMDB) e Teotônio Vilela Filho (PSDB) e a credibilidade como um dos mais conceituados médicos do Estado, não foram suficientes para alavancar a sua campanha. A polarização entre Cícero Almeida (PDT) e Alberto Sextafeira (PSB) deixou José Wanderley (PMDB) sem chance de chegar ao segundo turno. 

4) O ex-Deputado Federal Regis Cavalcante (PPS) foi o quarto colocado com uma votação de 31.874 votos (9,43%) e seu vice foi Juca Carvalho (PPS). Sem atrair outros partidos de esquerda e com um tempo limitado no guia eleitoral, ainda foi razoável o seu desempenho no pleito.

 5) Galba Novaes de Castro Júnior (PL) foi o Vereador mais votado com uma votação de 11.375 votos. Herdeiro político do Vereador Galba Novaes de Castro e com uma larga folha de serviços prestados a comunidade do Grande Tabuleiro e adjacências, resultou na expressiva votação.

Fatos importantes nas Eleições de Maceió (Segundo Turno) 

1) O Médico José Wanderley (PMDB), que foi o terceiro colocado no primeiro turno, não apoiou nenhum dos candidatos no segundo turno das Eleições. Seguiu a orientação dos Senadores Renan (PMDB) e Teotônio (PSDB), em que não apoiaria nenhum dos candidatos. 

2) O ex-Deputado Federal Regis Cavalcante (PPS), que foi o quarto colocado no primeiro turno, apoiou no segundo turno o candidato Cícero Almeida (PDT). 

3) O Deputado Estadual Cícero Almeida (PDT) foi eleito com uma votação de 189.697 votos (56,54%) e continuou liderando todas as pesquisas no segundo turno. O aumento do patrocínio do industrial e Deputado Federal João Lyra (PTB) e o desgaste da gestão da Prefeita Kátia Born (PSB) contribuíram para a consolidação da vitória de Cícero. 

4) O vice-Prefeito Alberto Sextafeira (PSB) foi o segundo colocado com uma votação de 145.842 votos (43,46%). Apesar de ter a estrutura da máquina do município e do Estado a seu favor e o aumento da participação do Governador Ronaldo Lessa (PSB) na sua campanha, não foram suficientes para alavancar a sua candidatura.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..