Na “troca” dos secretários, Dantas fala em agenda de concursos; Albino frisa os gargalos para os certames

14/03/2023 14:02 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Um dia após a saída de George Santoro do comando da pasta da Fazenda, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), empossou os dois novos titulares do primeiro escalão do governo do Estado: Renata dos Santos para o lugar de Santoro e Gabriel Albino para o Planejamento, lugar que era de Renata dos Santos. 

 

Praticamente, uma solução caseira. 

 

Os contornos das mudanças mostram que as motivações foram muito mais políticas que técnicas. Afinal, como coloca a própria Renata dos Santos, nas declarações que deu até agora, a gestão fiscal seguirá a cartilha já implantada por Santoro, com poucas diferenças, evidentemente. Por sinal, Santoro e a nova secretária tinha uma já estreita e longa relação profissional.

 

Sobre a saída de Santoro, vale uma reflexão shakesperiana contida em Hamlet, ao refletir sobre os bastidores de um reino cuja a realidade se dissocia das imagens e discursos: “há mais mistérios entre o céu e a terra do que duvida a nossa vã filosofia”. 

 

Dantas, e seus aliados políticos, fizeram de tudo para tornar a saída de Santoro menos traumática e, com todas as estratégias de comunicação possíveis, evitar os questionamentos que poderiam e ainda podem surgir. 

 

Santoro deixa o governo do Estado “caindo pra cima”. 

 

Paulo Dantas, politicamente disciplinado pelo calheirismo, como sempre, já engatou discursos cheios de promessas de manutenção de responsabilidade fiscal, transparência, pagamento de servidores e fornecedores em dia e realização de concursos públicos.

 

Para este último tópico, os concursos, o governador de Alagoas jogou a missão no colo de Gabriel Albino, inclusive, frisando uma possível agenda de certames. A missão é árdua e não é fácil, como bem sabe o chefe do Executivo estadual que tem que lidar com problemas herdados dos quais não pode reclamar. Afinal, a ligação com quem lhe antecedeu é umbilical. 

 

Em matéria publicada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Gabriel Albino falou sobre os concursos públicos esperados. Eis a fala de Albino: “A Seplag está bem estruturada. Estava lá como braço direito da secretária Renata, tive oportunidade de acompanhá-la como presidente da Comissão de Transição de governo, quando fechamos o relatório de mapeamento do estado. Agora vamos começar a agenda do plano plurianual, a partir deste mês, para construção do planejamento dos próximos quatro anos, capitaneado pelo governador Paulo Dantas, que nos pediu para que percorrêssemos todo o estado para dar início à construção do planejamento participativo, fazendo oficinas com todos os órgãos e entender os desafios e construir as políticas públicas”, ressaltou o secretário.

 

Diz ainda o texto: “Sobre o calendário de concursos públicos, Gabriel Albino disse que está se debruçando nos relatórios da transição de governo, reconhecendo que há gargalos em alguns anos e vai analisar com a secretária da Fazenda os impactos econômicos desses concursos, mas que o Estado irá manter o diálogo com o funcionalismo público”. 

 

A realidade tem, de fato, os seus gargalos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..