Eleições de 2002 em Alagoas

13/03/2023 11:50 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Na eleição estadual de 2002, em Alagoas, tínhamos à frente do Governo do Estado Ronaldo Lessa (PSB) e do Município de Maceió, Kátia Born (PSB).

Fatos importantes nas eleições de 2002 em Alagoas 

1) O Governador Ronaldo Lessa (PSB) foi reeleito no primeiro turno com uma votação de 553.035 votos (52,93%) e seu vice foi Luís Abílio (PSB). Tendo uma avaliação positiva da sua gestão, a aliança com os Senadores Renan (PMDB) e Teotônio (PSDB), com a estrutura da máquina do município de Maceió e do Estado e o voto anti-Collor, foram determinantes para a sua vitória. 

2) O ex-Presidente Fernando Collor (PRTB) foi o segundo colocado com uma votação de 419.741 votos (40,17%) e seu vice foi o Deputado Estadual Cacalo (PTB). A Frente de Oposição que dava sustentação a candidatura de Collor, ao longo do processo eleitoral, foi desagrupando-se. A maioria dos candidatos da Frente passou a pensar nas suas candidaturas e esqueceram o candidato majoritário. A Frente de Oposição também não teve competência de lançar candidatos com potencial de votos para o Senado. O único candidato ao Senado foi o ex-Governador Geraldo Bulhões (PFL) com uma inexpressiva votação de 67.998 votos (3,52%). Estes fatores e o voto anti-Collor levaram o ex-Presidente Fernando Collor (PRTB) à derrota. 

3) O Vereador Judson Cabral (PT) foi o terceiro colocado com uma votação de 50.820 votos (4,86%), e sua companheira de chapa foi a vice Prefeita de Atalaia Flávia Monteiro (PT). Com os conflitos causados pela intervenção do PT nacional em impor a coligação com o PL e consequentemente com a renúncia da Senadora Heloísa Helena em disputar o governo do estado pelo PT, a candidatura de Judson ao Governo do Estado ficou praticamente inviabilizada. 

4) O Senador Renan Calheiros (PMDB) foi o candidato mais votado com uma votação de 815.136 votos (42,27%) e o Senador Teotônio Vilela Filho (PSDB) foi o segundo colocado com uma votação de 762.675 votos (39,55%). Sem adversários à altura e a aliança com o Governador Ronaldo Lessa (PSB), fizeram Renan e Teotônio se reelegerem Senadores. 

5) O industrial João Lyra (PTB) foi o Deputado Federal mais votado. Obteve, no pleito, uma votação de 112.949 votos. Com uma campanha multimilionária, determinou a sua expressiva votação. 

6) O Deputado Estadual Antônio Albuquerque (PTB), pela segunda eleição consecutiva, foi o Deputado Estadual mais votado. Obteve 55.239 votos. Presidente da Assembleia Legislativa, um dos principais articuladores da Frente de Oposição e uma grande legião de Prefeitos e Vereadores aliados a sua candidatura determinaram sua excelente votação. 

7) O Vereador Cícero Almeida (PDT) foi eleito Deputado Estadual com uma votação de 27.866 votos. Sendo o quarto colocado entre os 27 eleitos. Cícero Almeida estava construindo uma trajetória política de sucesso. Nas eleições municipais para Prefeito de 2004, foi eleito Prefeito de Maceió. 

8) Rui Palmeira (PFL) foi candidato a Deputado Estadual e não foi eleito. Sua votação foi de 12.148 votos. Surgiu, a partir daquele momento, Rui Palmeira no cenário político alagoano.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..