Pesquisa mostra o “recall” de Davi Davino em meio a negociações de espaços com JHC

10/03/2023 15:28 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O Instituto Falpe trouxe, no dia de ontem, números em relação a uma futura (bem futura!) disputa pela Prefeitura de Maceió que pode animar o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), bem como o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), que comanda a legenda em Alagoas.

 

Publicada pela jornalista Vanessa Alencar, em seu blog aqui no CadaMinuto, o levantamento do Falpe mostra a vantagem do atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL) quanto a possíveis outros seis adversários. JHC aparece com 40,5% das intenções de votos. 

 

Porém, com base nos números da Falpe, o ex-deputado estadual Davi Davino Filho também tem o que comemorar: ele surge com 30%, sendo o segundo colocado. Essa informação chega quando há uma tentativa de entendimento, segundo bastidores, entre JHC e o Progressistas de Lira e Davi Davino sobre espaços a serem ocupados dentro do Executivo municipal, caso se consolide a aliança já firmada nas eleições estaduais.

 

É válido lembrar que Davi Davino Filho foi candidato à Prefeitura de Maceió nas eleições municipais passadas e ficou em terceiro lugar com 25,5%. O ex-deputado estadual testou o seu “recall” nas eleições estaduais do ano passado, quando disputou o Senado e foi o segundo colocado, com pouco mais de 42%. O ex-parlamentar perdeu novamente a eleição, mas mostrou que tem “recall”. Se isso significa 30% das intenções de voto na capital alagoana ou menos, é difícil afirmar… 

 

Todavia, eis o peso de Davi Davino e as razões pelas quais ele se torna, para o prefeito, um nome para ser aliado. Afinal, tendo o Progressistas no bloco que capitaneará como candidato à reeleição, JHC já eliminaria, ainda no tapetão, um adversário que já foi testado pelas urnas, ainda que sua votação seja mais fruto de campanhas muito bem estruturadas para vender um produto que pela atuação parlamentar que até então Davi Davino tinha. 

 

A pesquisa Falpe é, portanto, uma boa notícia para JHC, mas também boa para Davi Davino Filho, ainda mais se este tiver mesmo interesse de ser secretário municipal de Saúde na administração do prefeito do PL, como se ventila nos bastidores. Davi Davino pode encaminhar a pesquisa por “zap” para JHC e perguntar: “e aí?”.

 

Os demais citados na pesquisa são os deputados federais Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) e Fábio Costa (Progressistas). O primeiro surge com 8% e o segundo com 7%. Bem, uma aliança com Arthur Lira também pode eliminar essas duas possibilidades. 

 

Por fim, os nomes palacianos do bloco do MDB: Rui Palmeira (PSD), o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) e o deputado federal Rafael Brito (MDB). Estes possuem 4%; 0,75% e 0,25%, na ordem em que foram citados.

 

Se a pesquisa estiver correta, os maiores adversários de JHC – no cenário de hoje – estão mais próximos de Arthur Lira do que do MDB do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho. Outra boa notícia para o prefeito…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..