Há pouco mais de um mês, o prefeito Luciano Barbosa era dado como “quase morto”, politicamente, caminhando para um afastamento vergonhoso, decorrente da CPI do Lixo, instalada pela Câmara Municipal – agora suspensa pela Justiça.

Nos últimos dias, o jogo parece estar virando. De novo, o iracundo Luciano dos Teclados vai mostrando sua resiliência política, sustentada na personalidade de um “homem de gelo”, na definição de alguns dos seus desafetos.

De fato, nada parece abalar o prefeito de Arapiraca. Além das vitórias que vem obtendo na Justiça, ele vai anunciando obras e ações diariamente, seguindo o modelo vigente na política alagoana (estadual e municipal): cada dia com a sua alegria.

Ele esteve na linha de tiro, por mais de dois meses, dos vereadores adversários, dos aliados do Palácio República dos Palmares, da turma mais ligada aos Calheiros, mas não tombou – como se imaginava que aconteceria.

Barbosa tem um mestre nessa sua toada de resistência: o senador Renan pai, de quem já foi amigo-irmão e hoje é um “inimiguinho”, algo próximo a fraterno aliado. O pai de Filho e seu padrinho se livrou das mais graves acusações e continua virgem de decisões judiciais desfavoráveis.

Juntos, os dois têm muita história para contar – que nunca vamos saber.