Eleições de 2000 em Maceió

06/03/2023 13:11 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 2000 em Maceió 

Na eleição municipal de 2000, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Ronaldo Lessa (PSB) e do Município de Maceió, Kátia Born (PSB).

 

Fatos importantes nas eleições de 2000 em Maceió (Primeiro Turno) 

1) A Prefeita Kátia Born (PSB) foi a mais votada com uma votação de 121.783 votos (43,49%) e seu vice foi o Vereador Alberto Sexta-feira (PSDB). Em todas as pesquisas do primeiro turno, Kátia liderou a corrida eleitoral em todos os institutos de pesquisas. A divisão da oposição apresentando vários candidatos e com a máquina municipal e estadual a seu favor, foi determinante para uma fácil vitória de Kátia. 

2) O Deputado Federal Regis Cavalcante (PPS) foi o segundo colocado com uma votação de 61.695 votos (22,03%) e sua vice foi Cacilda Sampaio (PDT). Durante o primeiro turno, o candidato Regis apareceu durante boa parte da campanha em terceiro lugar nas pesquisas. Mas com um discurso implacável contra a administração de Kátia, com maior tempo no guia eleitoral do que o segundo colocado e apelando para o eleitor para o voto útil, foram fatores determinantes que alavancaram a sua candidatura e colocaram Regis no segundo turno. 

3) O Deputado Estadual Paulão (PT) foi o terceiro colocado com uma votação de 49.310 votos (17,61%) e seu vice foi Eduardo Bomfim (PC do B). Tinha nos sindicatos e movimentos sociais sua base eleitoral. Durante o primeiro turno se manteve em quase todas as pesquisas eleitorais em segundo lugar, porém, com um discurso que não conseguiu empolgar o eleitor e com um tempo limitado no guia eleitoral, foi perdendo terreno para o terceiro candidato que era Regis Cavalcante (PPS) e na reta final foi ultrapassado. 

4) O Deputado Federal José Thomaz Nonô (PFL) foi o quarto colocado com uma votação de 26.271 votos (9,38%) e sua vice foi Alari Romariz (PTB). Com seis mandatos consecutivos de Deputado Federal e sempre um dos mais votados, Nonô amargou uma humilhante votação. Seu tempo de se eleger a um cargo majoritário com certeza ficou no passado.

5) Gerônimo Ciqueira (PPS), mais conhecido como Gerônimo da ADEFAL, foi o Vereador mais votado. Sua votação foi de 11.024 votos. Seu grande trabalho na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas foi a base para ser o fenômeno eleitoral. 

6) O radialista Cícero Almeida (PSL) foi eleito Vereador com uma votação de 7.627 votos. Sendo o terceiro colocado entre os 21 eleitos. Surgiu, a partir daquele momento, Cícero Almeida no cenário político alagoano.

 

Fatos importantes nas Eleições de 2000 em Maceió (Segundo Turno) 

1) O Deputado Estadual Paulão (PT), que foi o terceiro colocado no primeiro turno, não apoiou nenhum dos candidatos no segundo turno das eleições. Acatou a decisão do Diretório Municipal do Partido, em que não apoiaria nenhum dos candidatos. Setores do partido aceitariam apoiar Regis (PPS), porém, as divergências políticas com o Senador Renan Calheiros (PMDB), um dos principais apoiadores de Regis, eram os maiores obstáculos. A Direção Nacional do Partido determinou que o Diretório Municipal passasse a apoiar a candidatura de Regis (PPS). O Diretório Municipal não acatou a decisão e foi respaldado pelo Diretório Estadual. A Senadora Heloísa Helena (PT), a principal liderança do partido em Alagoas, diverge do Diretório Municipal e acata a decisão do Diretório Nacional, passa a apoiar a candidatura de Regis (PPS) e participa intensamente da campanha. 

2) O Deputado Federal José Thomaz Nonô (PFL), que foi o quarto colocado no primeiro turno, não apoiou nenhum dos candidatos. 

3) As críticas da oposição no segundo turno ficaram mais duras contra Ronaldo e Kátia. Renan bateu forte no Governo do Estado, acusando Ronaldo Lessa de “Está deslumbrado por sair frequentemente na Revista Caras. O Governador aparece na revista fumando um charuto cubano de trezentos dólares, e enquanto isso, nossas estradas estão intransitáveis. Essas irresponsabilidades vão acabar”, disse. Ainda sobre o Governador, Renan afirmou em entrevistas: “Ele (Lessa) é engenheiro, disse que construiu a ponte Rio-Niterói e não consegue consertar a ponte do Rio Sahuaçuy”, referindo-se a uma pequena ponte no litoral norte de Maceió. Regis afirmou em entrevistas: “Faço política desde os 16 anos de idade no Movimento Estudantil. São trinta anos de luta. Quando eu estava lutando na clandestinidade, a nossa adversária estava jogando voleibol”. 

4) Um fato marcante no segundo turno foi o tal banho prometido pela candidata Kátia Born (PSB) no Riacho Salgadinho, em que ela afirmava que ações desenvolvidas pela sua gestão conseguiram tornar a Praia da Avenida apta para o banho. “Recuperamos a Praia da Avenida”, disse Kátia. Ela atraiu para si a ira dos oposicionistas e de alguns ambientalistas depois que foi tomar banho na Praia da Avenida. Kátia e o candidato a vice, o Vereador Alberto Sexta-feira (PSDB), acompanhado por assessores, servidores municipais e cabos eleitorais, tomaram banho na Praia da Avenida e sustentaram que “a praia está aberta para o banho”. 

5) A Prefeita Kátia Born (PSB) foi reeleita com uma votação de 170.073 votos (61,25%). Continuou liderando todas as pesquisas no segundo turno. Manteve a tática de não participar dos debates para não polarizar com seu concorrente. Só participou do último debate promovido pela TV Gazeta, na véspera da eleição, em que não alteraria as intenções do voto do eleitor. Com a máquina municipal e estadual a seu favor e a não adesão dos outros candidatos de oposição a favor de Regis, consolidou a vitória de Kátia sem grandes obstáculos. 

6) O Deputado Federal Regis Cavalcante (PPS) foi o segundo colocado com uma votação de 107.560 votos (38,74%). Apesar do apoio no segundo turno da Senadora Heloísa Helena (PT) e um maior envolvimento do Senador Renan Calheiros (PMDB), não foram suficientes para alavancar a candidatura de Regis.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..