A Distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, divulgou o resultado preliminar do Edital Algás Social 2022-2023 na última sexta-feira (03), no site algas.com.br/editalsocial e na Plataforma Prosas: https://prosas.com.br/editais/12589-edital-algas-social-2022-2023 Ao todo, quatro iniciativas sociais foram selecionadas e receberão incentivos de até R$ 30 mil cada, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Companhia.
Nesta edição, os projetos contemplados foram: Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema, da Carambola Produções e Eventos LTDA; Cena em Fluxo - Rota das Lagoas, da Associação Artística Cia do Chapéu; Vida em Movimento, do Instituto Amor 21 e Dividindo Saberes - Arte e reciclagem, uma composição na natureza, da Parede Azul Produções.
A quarta edição do Edital recebeu 49 propostas, mantendo as expectativas da Algás, refletindo o caráter democrático do certame. “A pandemia foi um tempo muito duro, onde não existia certezas, mas a esperança de dias melhores sempre foi marcante. E o Edital Algás Social, após esse período, fortalece a diversidade de expressões sociais, culturais e de cidadania do nosso estado”, pontua o Diretor Presidente da Distribuidora, José Ediberto de Omena.
Segundo o Gerente de Marketing e Comunicação da Algás, André Cabral, para a avaliação, o certame levou em consideração os diferenciais e o impacto do projeto em relação às comunidades em que ele será implantado. “Com o edital, a Companhia incentiva o desenvolvimento humano como elemento de transformação social, especialmente naquelas localidades em que há atuação da Algás”, destaca.
Os proponentes dessa edição ainda poderão apresentar recurso no período de 06 a 10 de março, de acordo com o item 8.7 do Edital. Eventuais dúvidas, o proponente pode entrar em contato através do e-mail editalsocial@algas.com.br

Processo de seleção
A lista dos aprovados é resultado de uma avaliação criteriosa, realizada por uma comissão julgadora, formada por três avaliadores externos, com experiência em projetos sociais na região Nordeste, e uma avaliadora interno, representando a Companhia.
A comissão julgadora externa julgou os itens mérito do projeto, capacidade de difusão, relação com a comunidade e viabilidade físico-financeira que, juntos, somam 8,5 pontos. Já o avaliador interno, representando a Algás, avaliou apenas o item de relevância do projeto para a Companhia, quesito que equivale a 1,5 pontos, totalizando 10,0 pontos como nota máxima.