Eleições de 1998 em Alagoas

27/02/2023 15:07 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Eleições de 1998 em Alagoas

Manoel Gomes de Barros (PTB) estava à frente do Governo do Estado e quem estava no comando da Prefeitura de Maceió era a Prefeita Kátia Born (PSB).

 

Fatos importantes nas eleições de 1998 em Alagoas 

1) Na eleição de 1994 para o Governo do Estado, Divaldo Suruagy (PMDB) foi o fenômeno eleitoral com uma votação de 495.646 votos (79,39%) e na eleição de 1998 foi candidato a Deputado Federal e foi o terceiro suplente da sua coligação com uma votação inexpressiva de 14.222 votos. 

2) Ronaldo Lessa (PSB) foi eleito no primeiro turno com uma votação de 387.021 votos (58,09%) e seu vice foi Geraldo Sampaio (PDT). A chapa foi construída ao longo de dois anos. Ronaldo Lessa conseguiu reunir toda a oposição e além disso tinha uma imagem muito positiva da sua gestão à frente da Prefeitura de Maceió. A situação financeira difícil do Estado e a fragilidade do candidato da situação Manoel Gomes de Barros (PTB), facilitaram a sua vitória. 

3) Manoel Gomes de Barros (PTB) foi o segundo colocado, com uma votação de 259.463 votos (38,95%) e seu vice foi o Deputado Federal Benedito de Lira (PFL). Apesar de ter na sua coligação os grandes partidos: PMDB, PFL, PSDB e PTB, o candidato Manoel Gomes de Barros (PTB) não contou com um maior envolvimento das principais lideranças desses partidos. O Senador Renan Calheiros (PMDB), que na época era Ministro da Justiça de FHC (PSDB), ficou equidistante da campanha. O Senador Teotônio Vilela Filho (PSDB), depois da desistência da sua candidatura ao Governo, passou a ser um dos coordenadores da campanha da reeleição de FHC (PSDB) e não se envolveu na campanha. Sem conseguir os recursos necessários junto ao Governo Federal para atualizar os salários dos servidores, a herança recebida do Governo de Divaldo Suruagy e a inconstância do seu vice foram fatores que também ajudaram a sua derrota. 

4) A Deputada Estadual Heloísa Helena (PT), foi eleita Senadora com uma votação de 374.931 votos (22,54%). A união das oposições, a excelente votação para a Prefeitura de Maceió nas eleições de 1996, uma Deputada combativa na Assembleia, a dobradinha com Ronaldo Lessa e o declínio político de Guilherme Palmeira (PFL) foram fatores determinantes para a sua vitória. 

5) Guilherme Palmeira (PFL) foi o segundo colocado com uma votação de 247.352 votos (14,87%). A fragilidade de seu companheiro de chapa, Manoel Gomes de Barros, e a morte política do seu grande aliado Divaldo Suruagy (PMDB), foram determinantes para a sua derrota. 

6) Olavo Calheiros (PMDB) foi o Deputado Federal mais votado com uma votação de 82.772 votos. 

7) Antônio Albuquerque (PSD) foi o Deputado Estadual mais votado com uma votação de 29.129 votos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..