O futuro de Santoro: em entrevista, o secretário vai do Fluminense ao Executivo municipal…

23/02/2023 11:48 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Nós últimos dias, a permanência ou não do secretário estadual da Fazenda, George Santoro, no primeiro escalão do governo Paulo Dantas (MDB) vem sendo debatida com intensidade na imprensa, com muitas informações que surgem nos bastidores. Recentemente, até a possibilidade de Santoro ser candidato à presidência do time de futebol Fluminense (RJ) entrou em campo. 

 

Os bastidores dão conta de discordâncias entre Santoro e alguns rumos do governo de Dantas. O que há de real ou não, é algo que o tempo responderá…

 

Santoro se destacou em Alagoas por ser um dos “homens fortes” da gestão do ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Visto como um “perfil técnico”, Santoro ganhou confiabilidade e credibilidade junto ao meio político, ao setor produtivo e outros segmentos por conta das políticas fiscais que adotou no Estado. 

 

Por conta disso, passou também a se envolver, cada vez mais, em uma seara que pouco entrava: a política. Nos meses que antecederam a eleição passada, o nome de Santoro chegou a ser cogitado como uma possibilidade para o Legislativo, mas o titular da Fazenda permaneceu onde estava. 

 

Nesses últimos anos – desde a gestão de Renan Filho – deixou a pasta por pouco tempo, quando o desembargador Kléber Loureiro assumiu a vacância do governo em razão de alguns desentendimentos. 

 

Porém, com Paulo Dantas eleito para o mandato tampão, Santoro retornou como um “super secretário”. Se hoje Santoro tem a mesma posição e influência na gestão de Paulo Dantas, eis uma “incógnita”. Não por acaso, surgem informações sobre a possível saída do Executivo estadual. Todavia, Santoro é um “emedebista” e pode ser aproveitado pelos quadros do partido dentro de estratégias futuras. 

 

Em entrevista ao jornalista Wyderlan Araújo, Santoro não descarta sair de Alagoas para tentar a empreitada junto ao Fluminense. “(…) se voltou a falar da minha candidatura à presidência do Fluminense. Eu vou construir ela. Se Deus quiser vou construir isso nos próximos anos aí”, colocou George Santoro. 

 

Porém, o próprio secretário coloca – durante a entrevista – o seu futuro como “indefinido” e não descarta a possibilidade, ainda que remota, de disputar a Prefeitura de Maceió pelo MDB. 

 

A indagação foi feita pelo jornalista Wyderlan Araújo, que questiona se a possibilidade de disputar a Prefeitura de Maceió tem sentido ou não passa de mais uma especulação. “Eu fui filiado ao MDB no ano passado. O senador (Renan Calheiros) me convidou. Nunca participei de vida partidária. Tenho participado de alguns debates, quando sou chamado (…) Não tenho pretensão política, nunca parei para pensar nisso. Pode ser que no futuro, se tiver oportunidade para pensar numa questão desta pode ser”, respondeu George Santoro.

 

Santoro ainda foi questionado sobre a hipotética situação de ter que optar pelo Fluminense ou por uma candidatura à Prefeitura de Maceió, e pontuou: “Ai não dá. Eu tenho de optar. Vamos decidir isso lá na frente. Não sei dizer ainda. Fluminense é do coração; Maceió também tem sido do coração”. 

 

É remota a possibilidade de George Santoro ser candidato ao Executivo da capital alagoana? Creio que sim, ainda mais diante dos quadros que o MDB possui e das alianças que pode firmar, o que inclui até o ex-prefeito de Maceió e atual secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira (PSD). Possibilidade são muitas…

 

Porém, na política existem surpresas interessantes. Quem diria, por exemplo, que um dia, um deputado inexpressivo teria uma correlação de forças e circunstâncias ao seu favor, dentro de um vácuo de lideranças, que possibilitasse a fabricação de uma candidatura sólida e exitosa ao governo do Estado, ainda que esse parlamentar pouco tivesse de mérito e luz própria? Isso já ocorreu aí em alguma unidade da federação. Lembram?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..