Um jacaré com cerca de 2 metros foi resgatado por militares do Grupamento Aquático do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), na noite da segunda-feira (20), na cidade de Marechal Deodoro.
O jacaré da espécie de papo amarelo foi imobilizado e encaminhado ao CETAS/IBAMA para avaliação e posterior devolução para o seu hábitat.
Jacaré do Papo Amarelho
Os animais têm cerca de 2 metros, mas seu comprimento pode chegar a 3,5. O ciclo de vida é longo e pode ultrapassar os 70 anos de idade. Presente em países da América do Sul como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) ocorre naturalmente nas bacias do São Francisco e Paraná.
Esses crocodilianos vivem em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, afirma Campos, onde tomam seus longos banhos de sol. A coloração dos animais varia entre verde-oliva e marrom escuro. Possuem pernas curtas, patas com unhas grandes, focinhos curtos, largos e que produzem uma mordida forte. Sua alimentação consiste de peixes, mamíferos, crustáceos, moluscos, aves e répteis de pequeno e médio porte.