Com as inscrições temporariamente adiadas, o edital referente ao concurso público para o cargo de Delegado, da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), vai destinar 20% das vagas para a inclusão de pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Em comunicado, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), empresa organizadora do certame, informou que a decisão foi tomada devido à necessidade do aumento do número de vagas.
Segundo a banca, o edital passará a oferecer 100 oportunidades, das quais 50 imediatas e 50 para cadastro reserva (CR). Originalmente, a seleção tinha 80 postos, sendo 40 para contratação imediata e 40 para CR. O reajuste leva em consideração "o quantitativo de aposentadorias previstas para os próximos quatro anos", afirmou o Cebraspe. Ainda de acordo com a banca, o edital atualizado será divulgado em data oportuna.
A decisão atende à demanda de candidatos que, após consulta da Procuradoria Geral do Estado (PGE/AL), verificou-se a necessidade de readequar o edital nº5, publicado em janeiro deste ano, à Lei Estadual nº 8733, de 27 de julho de 2022, que institui a reserva de vagas para negros, indígenas e quilombolas nos concursos públicos do Estado de Alagoas.
O edital com as novas regras do concurso e com o cronograma atualizado será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) e divulgado no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_al_22_delegado, em data oportuna.
*com Agência Alagoas