O estudante Luís Felipe Alves Paiva de Brito, de 24 anos, foi um dos vestibulandos que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. O resultado das provas foi divulgado nesta quinta-feira (08).

“Eu olhei a nota do Enem e fiquei surpreso com a nota 1000, pois não esperava alcançar os pontos máximos. Eu saí da prova da redação achando que tinha cometido alguns erros e que poderia ter feito melhor, então receber o mil foi uma surpresa gratificante”, contou o estudante ao CadaMinuto

Natural de Pelotas (RS), o gaúcho mora na capital alagoana desde 2010. Ele já é formado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pretende aplicar a nota no curso de Medicina.

“Sei que as notas de corte estão altas e por isso não posso comemorar antes da hora. Nada está decidido ainda”, diz Luís.

 

Esforço

Para alcançar a nota mil, o estudante revela que estabeleceu bem sua rotina, para poder se dedicar às matérias da prova, e analisou edições anteriores do Enem. 

“Minha rotina consistia em estudar as matérias e depois focar em exercícios, sempre cronometrando o tempo. Especificamente na redação, eu escrevia, enviava para correção e depois reescrevia o mesmo texto, tirando os erros apontados pelos professores. Além disso, eu também praticava temas antigos e estudava as redações nota mil das outras edições do exame”, explicou o engenheiro. 

Apesar da dedicação, Luís disse que abdicou de muitos momentos para focar nos estudos: “Tive que abrir mão de muitos encontros com amigos, foi um ano de árduo trabalho, muitas noites mal dormidas, inclusive (apesar de isso não ser recomendado, afinal, os limites do corpo devem ser respeitados)”. 

Após a nota máxima, o estudante expressa gratidão por todos que o ajudaram: “Eu me sinto extremamente feliz com o resultado, sou muito grato a todos que me ajudaram nessa jornada. Os professores que estiveram comigo, a exemplo do Prof. Gabriel Victor, os corretores, meus pais e meus amigos que sempre me apoiaram. Então só tenho gratidão pelo incentivo e felicidade pelo meu esforço ter valido a pena”.

*Sob supervisão da editoria