Depois de 2 anos sem sair nas ruas, o Bloco Sururu na Lama preparou uma programação animada para este carnaval e pretende reunir uma multidão nos dias 3, 5, 11 e 18 de fevereiro para pular, se divertir e, principalmente, levar a conscientização sobre a preservação do patrimônio que é a Lagoa Mundaú e o Sururu.

A animação começa nesta sexta-feira (3) com Os Tambores de Jaraguá fazendo muita batucada com o Bloco do Sururu da Lama, às 23h, no Beco da Rapariga, em Jaraguá. Já no domingo (5), a programação começa a partir das 14h, no Monumento ao Milenio, na Levada, com debate sobre Carnaval Dentro do Mundaú Lagoa Aberta, e em seguida começam as comemorações do Esquenta no Bazarte, em Jaraguá, com a performance Narrativas do Sururu do artista Marcos Topete.

No dia 11, o Bloco do Surure faz o desfile oficial na Praça Sete Coqueiros a partir das 12h, com muita alegria, caldinho de sururu, xequeté e apresentação de Maracatu. E por fim, no dia 18 de fevereiro teremos o tradicional Carnaval na Rua Sol Nascente ao lado do Bloco do Bobo, animando os bairros Vila Brejal e Bom Parto.

Para a volta pós-pandemia, Jeamerson, membro fundador do Bloco, fala que as expectativas são sempre as melhores e que, além de pular carnaval, a nossa luta sobre a conscientização do Sururu sempre estará presente “O nosso standarte é algo muito representativo através da pintura real do Sururu, trazendo discussões e conscientização sobre o nosso patrimônio Sururu que vem cada vez mais sendo esquecido pelo Poder Público. Temos uma característica muito diferente dos outros blocos, pois temos muitas pessoas que estão conosco e que estavam com saudade. Esperamos todxs para curtir o Carnaval.”

O Bloco Sururu da Lama é organizado por batuqueiros de grupos afro alagoanos, produtores e artistas da cena cultural alagoana e leva muita batucada, caldinho de sururu e lama para seus foliões fortalecendo a cultura periférica na sua mais variada linguagem cultural, a zona sul e sua singularidade, a ocupação da cidade.

Matéria produzida por Pei Shung Fon, Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e adjunta Keka Rabelo e parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto Memória e Produção em Territórios Culturais/AL - termo de fomento n° 929345/2022 da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo

SERVIÇO:

03 de Fevereiro

23h Tambores de Jaraguá e Bloco Sururu da Lama - Beco da Rapariga

05 de Fevereiro

14h horas debate sobre carnaval dentro do Mundaú Lagoa Aberta - Monumento ao Milênio

18h Esquente no Bazarte com a performance Narrativas do Sururu do artista Marcos Topete.

11 de Fevereiro 

12h Desfile oficial no 7 Coqueiros 

18 de Fevereiro 

14h Bloco Sururu da Lama e Bloco do Bobo - Carnaval da Rua Sol Nascente